Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A esfericidade da Terra é um tema muito importante na Ciência e na Geografia. Compreender que nosso planeta não é plano, mas sim uma esfera, é fundamental para entendermos diversos fenômenos, como as estações do ano, as marés, os fusos horários, entre outros. Além disso, saber que a Terra é redonda é essencial para entendermos as viagens espaciais e a exploração do universo. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Thinking para desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Para isso, os estudantes criarão um mapa de empatia, que ajudará a entender o que pensam, sentem, veem, ouvem, falam e fazem em relação ao tema.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de entendermos que a Terra é uma esfera. Apresente a turma exemplos práticos de como a esfericidade da Terra influencia em nosso cotidiano, como a definição de horários e a navegação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos de três ou quatro, criarão um mapa de empatia preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, o professor fornecerá uma folha impressa com o mapa de empatia para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará o seu mapa de empatia para a turma, você mediará uma discussão sobre as diferentes percepções e opiniões em relação ao tema.

  4. Etapa 4 - Argumentos e evidências

    Os alunos, ainda em grupos, irão selecionar os melhores argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra com base no mapa de empatia criado. Eles deverão escrever em um papel ou cartolina e apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos e evidências

    Cada grupo apresentará os argumentos e evidências selecionados para a turma, e neste momento é importante fomentar e mediar uma discussão sobre a validade e relevância de cada um.

  6. Etapa 6 - Síntese e conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos e concluirá a aula reforçando a importância de compreendermos que a Terra é uma esfera.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo por meio da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Seleção de argumentos e evidências relevantes e coerentes com o tema.
  • Boa apresentação oral dos argumentos e evidências.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de compreendermos que a Terra é uma esfera.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos e concluir a aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Selecionar os melhores argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Apresentar os argumentos e evidências selecionados para a turma.