Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A esfericidade da Terra é um tema muito importante para a compreensão do mundo em que vivemos. Saber que a Terra é uma esfera é fundamental para entendermos diversos fenômenos naturais, como as estações do ano, os movimentos de rotação e translação, além de ser fundamental para a navegação e a exploração espacial. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Nessa metodologia, os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula explicando a esfericidade da Terra e sua importância para a compreensão do mundo em que vivemos.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente aos alunos exemplos práticos sobre como a esfericidade da Terra se manifesta no cotidiano das pessoas, como as estações do ano, os fusos horários e a navegação.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os alunos serão divididos em grupos e terão 40 minutos para criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da esfericidade da Terra. Oriente os alunos na criação das perguntas e afirmações.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos, para que todos possam jogar com perguntas e afirmações diferentes.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os grupos terão 30 minutos para criar um jogo com as cartas que receberam, utilizando a criatividade e a imaginação para tornar o jogo mais divertido e desafiador.

  6. Etapa 6 - Jogar o jogo

    Os grupos irão jogar uns contra os outros, testando seus conhecimentos sobre a esfericidade da Terra e aprendendo uns com os outros.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre o aprendizado

    Ao final do jogo, os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Conhecimento demonstrado durante o jogo.
  • Reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo.
  • Monitorar o progresso dos grupos durante a criação do jogo.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado ao final da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação na criação do jogo.
  • Jogar o jogo com atenção e dedicação.
  • Refletir sobre o aprendizado ao final da atividade.