Aula sobre Esfericidade Da Terra
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A esfericidade da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse dos estudantes, uma vez que influencia diretamente em nossas vidas. É possível encontrar referências sobre esse assunto em vários lugares, como em mapas, em fotos do espaço ou até mesmo em filmes e séries que envolvem exploração espacial. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula questionando os alunos sobre o formato da Terra. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem sobre a Terra vista do espaço, destacando a sua forma esférica e explicando o motivo.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor realizam pesquisas sobre a esfericidade da Terra, buscando argumentos e evidências que fundamentem suas posições. O grupo de observadores deve acompanhar a pesquisa e anotar pontos relevantes.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e evidências para a banca julgadora, que avalia a qualidade das informações apresentadas. O grupo de observadores deve fazer anotações sobre os argumentos apresentados.Etapa 5 - Discussão
Promova uma discussão, levantando os pontos de destaque de ambos os grupos demonstrando exemplos práticos dos argumentos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do debate e apresentando a conclusão sobre a esfericidade da Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
- Promover o debate e a argumentação como ferramentas para a construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e o debate.
- Observações realizadas pelo grupo de observadores.
Ações do professor
- Questionar os alunos sobre o formato da Terra.
- Apresentar um vídeo ou imagem sobre a Terra vista do espaço.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Mediar o debate e fazer intervenções quando necessário.
- Encerrar a aula fazendo uma síntese do debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e do debate.
- Selecionar argumentos e evidências que fundamentem suas posições.
- Fazer anotações sobre os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Avaliar a qualidade das informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
- Acompanhar a síntese realizada pelo professor ao final da aula.