Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A esfericidade da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse dos estudantes, uma vez que influencia diretamente em nossas vidas. É possível encontrar referências sobre esse assunto em vários lugares, como em mapas, em fotos do espaço ou até mesmo em filmes e séries que envolvem exploração espacial. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o formato da Terra. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem sobre a Terra vista do espaço, destacando a sua forma esférica e explicando o motivo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor realizam pesquisas sobre a esfericidade da Terra, buscando argumentos e evidências que fundamentem suas posições. O grupo de observadores deve acompanhar a pesquisa e anotar pontos relevantes.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos e evidências para a banca julgadora, que avalia a qualidade das informações apresentadas. O grupo de observadores deve fazer anotações sobre os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promova uma discussão, levantando os pontos de destaque de ambos os grupos demonstrando exemplos práticos dos argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do debate e apresentando a conclusão sobre a esfericidade da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa.
  • Promover o debate e a argumentação como ferramentas para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e o debate.
  • Observações realizadas pelo grupo de observadores.

Ações do professor

  • Questionar os alunos sobre o formato da Terra.
  • Apresentar um vídeo ou imagem sobre a Terra vista do espaço.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Mediar o debate e fazer intervenções quando necessário.
  • Encerrar a aula fazendo uma síntese do debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do debate.
  • Selecionar argumentos e evidências que fundamentem suas posições.
  • Fazer anotações sobre os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Avaliar a qualidade das informações apresentadas pelos grupos defensor e opositor.
  • Acompanhar a síntese realizada pelo professor ao final da aula.