Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A esfericidade da Terra é um tema muito importante, e seu entendimento é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais. Por exemplo, a variação na duração do dia e da noite em diferentes regiões, a variação de temperatura em diferentes latitudes, como as estações do ano ocorrem e até mesmo como os satélites artificiais orbitam nosso planeta. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Esfericidade da Terra". Utilize imagens e vídeos para ajudar na explicação e contextualização do assunto. Peça aos alunos que compartilhem o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - "Modelo de papelão"

    Nesta estação, os alunos irão construir um modelo de papelão que represente a Terra. Eles poderão usar imagens de satélite para ajudar na construção do modelo. Após construído, o peça que os alunos identifiquem as principais características da Terra que estão presentes no modelo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - "Variação de temperatura"

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com a variação de temperatura em diferentes latitudes. Forneça dados de temperatura em diferentes cidades do mundo. Os alunos deverão analisar os dados e identificar o padrão de variação de temperatura em diferentes latitudes. Questioneos alunos sobre o que justifica essa variação.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - "Movimento dos satélites"

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o movimento dos satélites artificiais que orbitam a Terra. Apresente nesta estação um vídeo que mostra o movimento dos satélites. Os alunos deverão observar o vídeo e identificar qual a forma da Terra que justifica esse movimento.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a realização das estações, os alunos se reunirão em grupo para discutir as atividades realizadas. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos trabalhados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das principais características da Terra que justificam sua esfericidade.
  • Identificação correta do padrão de variação de temperatura em diferentes latitudes.
  • Identificação correta da forma da Terra que justifica o movimento dos satélites.
  • Reflexão crítica e argumentação coerente nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre eles.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Fazer uma conclusão coerente e resumir os principais pontos trabalhados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar corretamente as principais características da Terra que justificam sua esfericidade.
  • Identificar corretamente o padrão de variação de temperatura em diferentes latitudes.
  • Identificar corretamente a forma da Terra que justifica o movimento dos satélites e argumentar coerentemente durante as discussões em grupo.