Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A esfericidade da Terra é um tema muito importante para o estudo da Ciência, pois permite compreender diversos fenômenos naturais que ocorrem em nosso planeta. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a forma da Terra, acreditando que ela é plana. É importante que os estudantes compreendam que a Terra é esférica e como isso é fundamental para entendermos diversos fenômenos naturais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa metodologia, os estudantes terão mais autonomia para construir o próprio conhecimento e desenvolverão habilidades como seleção de argumentos e evidências.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente apresentar o tema e questione os estudantes sobre o que eles sabem sobre a esfericidade da Terra. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema e esclarecer dúvidas.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os estudantes deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes, explicando como fazer o mapa conceitual e fornecendo exemplos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os estudantes deverão pesquisar em grupo sobre a esfericidade da Terra, utilizando livros didáticos, sites e outros materiais disponíveis. Oriente os grupos e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir sobre a esfericidade da Terra, compartilhando as informações encontradas e selecionando argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Medie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões sobre a esfericidade da Terra, utilizando os mapas conceituais e argumentos e evidências selecionados. Avalie a apresentação de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Debate

    Ao final das apresentações, o professor deverá abrir um debate sobre a esfericidade da Terra, permitindo que os estudantes expressem suas opiniões e dúvidas. Oriente o debate, incentivando a participação de todos e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da esfericidade da Terra para o estudo da Ciência e para a compreensão de diversos fenômenos naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra".
  • Estimular a autonomia dos estudantes na construção do próprio conhecimento.
  • Promover a pesquisa em grupo e a discussão colaborativa sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos estudantes.
  • Seleção adequada de argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Participação ativa dos estudantes na pesquisa em grupo e na discussão colaborativa.
  • Qualidade da apresentação do grupo sobre o tema.
  • Participação ativa dos estudantes no debate final.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos e esclarecer dúvidas durante a pesquisa em grupo.
  • Avaliar a qualidade das apresentações dos grupos e esclarecer dúvidas.
  • Orientar o debate final e esclarecer dúvidas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da esfericidade da Terra.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Pesquisar em grupo sobre a esfericidade da Terra.
  • Discutir em grupo sobre a esfericidade da Terra.
  • Apresentar as conclusões do grupo sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate final.