Aula sobre Esfericidade Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A esfericidade da Terra é um tema muito importante para o estudo da Ciência, pois permite compreender diversos fenômenos naturais que ocorrem em nosso planeta. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a forma da Terra, acreditando que ela é plana. É importante que os estudantes compreendam que a Terra é esférica e como isso é fundamental para entendermos diversos fenômenos naturais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com essa metodologia, os estudantes terão mais autonomia para construir o próprio conhecimento e desenvolverão habilidades como seleção de argumentos e evidências.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente apresentar o tema e questione os estudantes sobre o que eles sabem sobre a esfericidade da Terra. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema e esclarecer dúvidas.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os estudantes deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os estudantes, explicando como fazer o mapa conceitual e fornecendo exemplos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os estudantes deverão pesquisar em grupo sobre a esfericidade da Terra, utilizando livros didáticos, sites e outros materiais disponíveis. Oriente os grupos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos deverão discutir sobre a esfericidade da Terra, compartilhando as informações encontradas e selecionando argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Medie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar suas conclusões sobre a esfericidade da Terra, utilizando os mapas conceituais e argumentos e evidências selecionados. Avalie a apresentação de cada grupo.Etapa 6 - Debate
Ao final das apresentações, o professor deverá abrir um debate sobre a esfericidade da Terra, permitindo que os estudantes expressem suas opiniões e dúvidas. Oriente o debate, incentivando a participação de todos e esclareça dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da esfericidade da Terra para o estudo da Ciência e para a compreensão de diversos fenômenos naturais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra".
- Estimular a autonomia dos estudantes na construção do próprio conhecimento.
- Promover a pesquisa em grupo e a discussão colaborativa sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos estudantes.
- Seleção adequada de argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
- Participação ativa dos estudantes na pesquisa em grupo e na discussão colaborativa.
- Qualidade da apresentação do grupo sobre o tema.
- Participação ativa dos estudantes no debate final.
Ações do professor
- Orientar os estudantes na criação do mapa conceitual.
- Fornecer exemplos e esclarecer dúvidas durante a pesquisa em grupo.
- Avaliar a qualidade das apresentações dos grupos e esclarecer dúvidas.
- Orientar o debate final e esclarecer dúvidas.
- Fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da esfericidade da Terra.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Pesquisar em grupo sobre a esfericidade da Terra.
- Discutir em grupo sobre a esfericidade da Terra.
- Apresentar as conclusões do grupo sobre o tema.
- Participar ativamente do debate final.