Aula sobre Espaco Geografico
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia, que busca compreender as relações entre a sociedade e a natureza, considerando a influência de fatores como clima, relevo, vegetação, hidrografia e solo. Essa disciplina é fundamental para entendermos o mundo em que vivemos e as transformações que ocorrem nele. Para tornar a atividade mais envolvente, é possível usar exemplos práticos, como a relação entre o clima e a produção agrícola, a importância da preservação dos recursos naturais para a qualidade de vida das pessoas e a influência da urbanização na paisagem. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o espaço geográfico, com o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar as interações entre a sociedade e a natureza.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema do espaço geográfico e explique a importância do estudo da Geografia. É importante que os alunos entendam que a Geografia não é apenas a decoração de nomes de lugares e sim uma ciência que busca compreender as relações entre a sociedade e a natureza.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro pessoas.Etapa 3 - Criação da ideia central
Cada grupo deve criar uma ideia central sobre o espaço geográfico e anotá-la em um papel.Etapa 4 - Criação das sub-ideias
A partir da ideia central, cada grupo deve criar oito sub-ideias, relacionadas ao tema, e anotá-las em um papel.Etapa 5 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual, utilizando a ideia central e as sub-ideias, com dois níveis de profundidade.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e como as sub-ideias se relacionam com a ideia central.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar as interações entre a sociedade e a natureza.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza da ideia central e das sub-ideias.
- Profundidade e relevância das sub-ideias.
- Coerência e clareza do mapa conceitual.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Qualidade da apresentação oral.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia.
- Orientar os alunos na criação das ideias centrais e sub-ideias.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
- Dar feedbacks construtivos sobre os mapas conceituais e as apresentações.
- Estimular a reflexão sobre as relações entre as sub-ideias e a ideia central.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar ideias centrais e sub-ideias relevantes e coerentes.
- Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e contribuir para a reflexão sobre as relações entre as sub-ideias e a ideia central.