Aula sobre Espaco Geografico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O espaço geográfico é um tema que está presente no cotidiano dos estudantes, seja na cidade em que vivem, no país em que estão localizados ou até mesmo no mundo. Através da análise do espaço geográfico, é possível compreender as interações das sociedades com a natureza, incluindo a distribuição dos componentes físico-naturais e as transformações da biodiversidade local e mundial. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo com 5 etapas, a fim de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o espaço geográfico.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve apresentação sobre o espaço geográfico, destacando sua importância e relevância para a compreensão das interações entre a sociedade e a natureza. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Nesta etapa, os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo sobre os principais elementos que compõem o espaço geográfico, como relevo, clima, hidrografia, vegetação, entre outros. Forneça materiais de apoio, como livros, mapas e imagens.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos deverão criar um esboço do espaço geográfico, destacando os principais elementos e suas interações. Utilize recursos digitais, como o Google Earth, para auxiliar na criação dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Nesta etapa, os alunos deverão escolher um tema específico dentro do espaço geográfico, como a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, entre outros. Em seguida, deverão decidir quais informações serão destacadas em seu modelo.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Com base nas informações definidas na etapa anterior, os alunos deverão criar seu modelo, destacando as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, deverão testar seu modelo com outros grupos, a fim de receber feedbacks e aprimorar seu trabalho.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a atividade com uma discussão sobre os principais aprendizados e desafios enfrentados pelos alunos durante a atividade. Os alunos poderão apresentar seus modelos para toda a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de um modelo de Design Sprint.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade.
  • Coerência e qualidade das informações apresentadas no modelo.
  • Capacidade dos alunos em receber feedbacks e aprimorar seu trabalho.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de apoio e recursos digitais para auxiliar os alunos na atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre os principais elementos que compõem o espaço geográfico.
  • Criar um esboço do espaço geográfico, destacando os principais elementos e suas interações.
  • Escolher um tema específico dentro do espaço geográfico e definir as informações que serão destacadas no modelo.
  • Criar e testar seu modelo, recebendo feedbacks e aprimorando seu trabalho.