Aula sobre Espaco Geografico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O espaço geográfico é um tema fundamental para a Geografia e para a compreensão da relação entre sociedade e natureza. Ele é composto por elementos naturais e culturais e é influenciado pelas ações humanas. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia, no qual eles vão analisar as distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais. Para isso, utilize exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema e aplicar no seu cotidiano.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o objetivo da atividade e apresentando o tema "Espaço geográfico". Em seguida, faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente a metodologia e explique como ela será aplicada.. Será explicado o mapa de empatia e seus campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos formarão grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado ao espaço geográfico e preencher o mapa de empatia com informações sobre o tema escolhido. Dê sugestões de temas ou deixe que os alunos escolham livremente.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando o tema escolhido e as informações obtidas. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Síntese da atividade

    Faça uma síntese da atividade, destacando os pontos mais relevantes e as principais reflexões feitas pelos alunos. Incentive o debate e a troca de ideias entre os estudantes.

  6. Etapa 6 - Tarefa para casa

    Proponha uma tarefa para casa relacionada ao tema, como a pesquisa sobre um local específico e suas características geográficas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, destacando os pontos positivos e negativos. Incentive o feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema e a aplicação prática no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das informações contidas no mapa de empatia.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de empatia.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
  • Participação construtiva no debate.

Ações do professor

  • Apresentar claramente a metodologia e os objetivos da atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre eles.
  • Fazer perguntas e estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma síntese da atividade e destacar os pontos mais relevantes.
  • Avaliar a atividade de forma construtiva e oferecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Coletar informações relevantes para preencher o mapa de empatia.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o mapa de empatia para a turma.
  • Participar do debate em sala e contribuir com ideias e reflexões.
  • Oferecer feedback construtivo sobre a atividade e a metodologia utilizada.