Aula sobre Espaco Geografico
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia, e compreende as relações entre sociedade e natureza em diferentes lugares e escalas. É importante que os alunos compreendam como as atividades humanas impactam o meio ambiente e como a natureza influencia a vida em sociedade. Nesta atividade, os alunos irão criar atividades e desenvolver habilidades de análise de interações entre sociedade e natureza.
Exemplos práticos: A urbanização desenfreada pode levar a problemas ambientais como enchentes, deslizamentos de terra e poluição do ar. Por outro lado, a preservação de áreas verdes pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a conservação da biodiversidade.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Espaço geográfico" e explique como as atividades serão realizadas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Estação 1 - Análise de mapas
Os alunos da estação 1 analisarão mapas de diferentes regiões do mundo e identificarão as relações entre sociedade e natureza presentes em cada uma delas.Etapa 4 - Estação 2 - Debate sobre impactos ambientais
Os alunos da estação 2 participarão de um debate sobre os impactos ambientais causados pelas atividades humanas em diferentes lugares e escalas.Etapa 5 - Estação 3 - Criação de maquete
Os alunos da estação 3 criarão uma maquete que represente um espaço geográfico e as relações entre sociedade e natureza presentes nele.Etapa 6 - Rodízio entre estações
Os grupos se revezarão nas estações, de forma que todos os alunos possam participar de todas as atividades.Etapa 7 - Sistematização das informações
Faça uma síntese das informações trabalhadas nas estações e incentive os alunos a compartilharem suas reflexões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise de interações entre sociedade e natureza.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão e análise das informações trabalhadas nas estações.
- Criatividade na criação da maquete.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as atividades de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Sistematizar as informações trabalhadas nas estações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar e refletir sobre as informações trabalhadas nas estações.
- Criar uma maquete que represente um espaço geográfico e as relações entre sociedade e natureza presentes nele.