Aula sobre Espaco Geografico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia, e compreende as relações entre sociedade e natureza em diferentes lugares e escalas. É importante que os alunos compreendam como as atividades humanas impactam o meio ambiente e como a natureza influencia a vida em sociedade. Nesta atividade, os alunos irão criar atividades e desenvolver habilidades de análise de interações entre sociedade e natureza.

Exemplos práticos: A urbanização desenfreada pode levar a problemas ambientais como enchentes, deslizamentos de terra e poluição do ar. Por outro lado, a preservação de áreas verdes pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a conservação da biodiversidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Espaço geográfico" e explique como as atividades serão realizadas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Análise de mapas

    Os alunos da estação 1 analisarão mapas de diferentes regiões do mundo e identificarão as relações entre sociedade e natureza presentes em cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Debate sobre impactos ambientais

    Os alunos da estação 2 participarão de um debate sobre os impactos ambientais causados pelas atividades humanas em diferentes lugares e escalas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação de maquete

    Os alunos da estação 3 criarão uma maquete que represente um espaço geográfico e as relações entre sociedade e natureza presentes nele.

  6. Etapa 6 - Rodízio entre estações

    Os grupos se revezarão nas estações, de forma que todos os alunos possam participar de todas as atividades.

  7. Etapa 7 - Sistematização das informações

    Faça uma síntese das informações trabalhadas nas estações e incentive os alunos a compartilharem suas reflexões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise de interações entre sociedade e natureza.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão e análise das informações trabalhadas nas estações.
  • Criatividade na criação da maquete.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as atividades de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Sistematizar as informações trabalhadas nas estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar e refletir sobre as informações trabalhadas nas estações.
  • Criar uma maquete que represente um espaço geográfico e as relações entre sociedade e natureza presentes nele.