Espinhas na adolescência
Nesta aula de Ciências, vamos entender porque as espinhas são tão frequentes na adolescência. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (6)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?
“Em geral, espinhas e cravos surgem durante a ______, período em que o corpo passa por uma série de variações ______ que tendem a deixar a pele mais oleosa".
Atividade completaA)
adolescência; hormonais.B) infância; hormonais.
C) infância; genéticas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A adolescência é um período de transição em que surgem muitas mudanças no corpo e na mente dos jovens. Uma das mudanças mais comuns são as espinhas, que podem afetar a autoestima e a confiança dos adolescentes. Nesta aula, vamos abordar o tema "Espinhas na adolescência" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Com ela, os alunos serão incentivados a discutir e refletir sobre o tema, além de desenvolver habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.Atividade completa4. Design Thinking:
A adolescência é uma fase de muitas mudanças no corpo e nas emoções dos jovens. Uma das mudanças mais comuns e que muitos adolescentes enfrentam são as espinhas. Essas inflamações na pele podem ser causadas por diversos fatores, como a produção excessiva de sebo, hormônios, bactérias e até mesmo a alimentação. O objetivo desta aula é explicar aos alunos como ocorrem as transformações na pele durante a puberdade, as possíveis causas das espinhas e como preveni-las. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o problema e buscar soluções.Atividade completa5. Rotação por estações:
A adolescência é um período de intensas transformações físicas e emocionais, uma das questões que mais preocupam os jovens nessa fase é o aparecimento de espinhas. Esse problema de pele pode afetar a autoestima e a qualidade de vida dos adolescentes, por isso é importante entender como ele surge e como pode ser tratado. Nesta aula, vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações para explorar o tema das espinhas na adolescência de forma mais envolvente e didática.Atividade completa6. Design Sprint:
A adolescência é um período de muitas mudanças físicas e emocionais. Uma das mudanças mais visíveis são as espinhas, que podem aparecer no rosto, nas costas e no peito. As espinhas são causadas pelo aumento dos hormônios na puberdade, que estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. Quando esse óleo se acumula nos poros, pode causar inflamação e formação de espinhas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: