Aula sobre Espinhas Na Adolescencia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A adolescência é um período de muitas mudanças físicas e emocionais. Uma das mudanças mais visíveis são as espinhas, que podem aparecer no rosto, nas costas e no peito. As espinhas são causadas pelo aumento dos hormônios na puberdade, que estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. Quando esse óleo se acumula nos poros, pode causar inflamação e formação de espinhas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula fazendo uma pergunta aos alunos: "O que são espinhas, por que elas aparecem com mais frequência na adolescência e em certas fases do ciclo menstrual?". Interessante que eles cheguem também aos hormônios envolvidos. Em seguida, peça que os alunos formem grupos de três ou quatro pessoas e pesquisem sobre o assunto. Eles devem buscar informações sobre as causas das espinhas, como elas se formam e como podem ser prevenidas. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deve criar um esboço de um produto ou serviço que ajuda a prevenir as espinhas. Eles podem usar papel e lápis ou um software de design para criar um esboço. Os esboços devem ser apresentados para a classe e discutidos em grupo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher o esboço mais promissor e apresentá-lo para a classe. Em seguida, a classe deve votar no melhor esboço. O grupo vencedor deve explicar por que seu produto ou serviço é o melhor para prevenir as espinhas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    O grupo vencedor deve criar um protótipo do seu produto ou serviço. Eles podem usar materiais simples, como papelão, para criar um modelo.

  5. Etapa 5 - - Socialização

    O protótipo deve ser apresentado em classe para que os colegas contribuam com a melhora do produto.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve testar o protótipo criado pelo grupo vencedor e dar feedback sobre o produto ou serviço.

  7. Etapa 7 - - Fechamento

    Em uma apresentação mais breve, os alunos mostram como modificaram seu produto e o melhor é votado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
  • Promover a compreensão dos processos biológicos que ocorrem na puberdade.
  • Estimular a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e criatividade do esboço e do protótipo.
  • Clareza e qualidade da apresentação.
  • Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre as causas das espinhas.
  • Capacidade de dar feedback construtivo sobre o protótipo criado pelo grupo vencedor.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as causas das espinhas.
  • Estimular a criatividade e a inovação na criação dos esboços e protótipos.
  • Dar feedback construtivo sobre os esboços e protótipos criados pelos alunos.
  • Orientar a discussão em grupo sobre os esboços e protótipos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na pesquisa sobre as causas das espinhas.
  • Criar esboços criativos e inovadores para prevenir as espinhas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre os esboços e protótipos.
  • Criar um protótipo de qualidade para o produto ou serviço escolhido pelo grupo.
  • Dar feedback construtivo sobre o protótipo criado pelo grupo vencedor.