Aula sobre Espinhas Na Adolescencia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A adolescência é um período de transição em que surgem muitas mudanças no corpo e na mente dos jovens. Uma das mudanças mais comuns são as espinhas, que podem afetar a autoestima e a confiança dos adolescentes. Nesta aula, vamos abordar o tema "Espinhas na adolescência" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Com ela, os alunos serão incentivados a discutir e refletir sobre o tema, além de desenvolver habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Espinhas na adolescência" e explique a importância de discutir e entender as causas e os tratamentos das espinhas nesta fase da vida.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as causas das espinhas na adolescência, levantando hipóteses e compartilhando experiências pessoais.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre um tratamento específico para espinhas na adolescência, como por exemplo, limpeza de pele, uso de cremes e medicamentos, e apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 4 - Debate crítico
Os grupos irão debater sobre qual tratamento é o mais eficaz para as espinhas na adolescência, utilizando argumentos baseados em suas pesquisas e experiências pessoais.Etapa 5 - Template de avaliação por rubrica
A banca julgadora deverá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a eficácia dos tratamentos para espinhas na adolescência.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação para a turma e discutir os critérios utilizados.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final, incentivando os alunos a refletir sobre a importância de cuidar da pele na adolescência e como as informações aprendidas nesta aula podem ser aplicadas em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.
- Estimular a pesquisa e o debate crítico sobre o tema "Espinhas na adolescência".
- Incentivar a criação de templates de avaliação por rubrica para avaliar a eficácia dos tratamentos para espinhas na adolescência.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada e apresentada.
- Participação construtiva no debate crítico.
- Qualidade do template de avaliação por rubrica criado.
- Reflexão final sobre a importância do cuidado com a pele na adolescência.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de discutir e entender as causas e tratamentos das espinhas na adolescência.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do template de avaliação por rubrica.
- Conduzir o debate crítico e a reflexão final.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar pesquisas sobre os tratamentos para espinhas na adolescência.
- Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a eficácia dos tratamentos.
- Participar construtivamente do debate crítico.
- Refletir sobre a importância do cuidado com a pele na adolescência e como as informações aprendidas podem ser aplicadas em suas vidas.