Aula sobre Espinhas Na Adolescencia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A adolescência é um período de transição em que surgem muitas mudanças no corpo e na mente dos jovens. Uma das mudanças mais comuns são as espinhas, que podem afetar a autoestima e a confiança dos adolescentes. Nesta aula, vamos abordar o tema "Espinhas na adolescência" utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Com ela, os alunos serão incentivados a discutir e refletir sobre o tema, além de desenvolver habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Espinhas na adolescência" e explique a importância de discutir e entender as causas e os tratamentos das espinhas nesta fase da vida.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as causas das espinhas na adolescência, levantando hipóteses e compartilhando experiências pessoais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um tratamento específico para espinhas na adolescência, como por exemplo, limpeza de pele, uso de cremes e medicamentos, e apresentar suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos irão debater sobre qual tratamento é o mais eficaz para as espinhas na adolescência, utilizando argumentos baseados em suas pesquisas e experiências pessoais.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por rubrica

    A banca julgadora deverá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a eficácia dos tratamentos para espinhas na adolescência.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação para a turma e discutir os critérios utilizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final, incentivando os alunos a refletir sobre a importância de cuidar da pele na adolescência e como as informações aprendidas nesta aula podem ser aplicadas em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade.
  • Estimular a pesquisa e o debate crítico sobre o tema "Espinhas na adolescência".
  • Incentivar a criação de templates de avaliação por rubrica para avaliar a eficácia dos tratamentos para espinhas na adolescência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada e apresentada.
  • Participação construtiva no debate crítico.
  • Qualidade do template de avaliação por rubrica criado.
  • Reflexão final sobre a importância do cuidado com a pele na adolescência.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir e entender as causas e tratamentos das espinhas na adolescência.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do template de avaliação por rubrica.
  • Conduzir o debate crítico e a reflexão final.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre os tratamentos para espinhas na adolescência.
  • Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar a eficácia dos tratamentos.
  • Participar construtivamente do debate crítico.
  • Refletir sobre a importância do cuidado com a pele na adolescência e como as informações aprendidas podem ser aplicadas em suas vidas.