Aula sobre Espinhas Na Adolescencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A adolescência é um período de intensas transformações físicas e emocionais, uma das questões que mais preocupam os jovens nessa fase é o aparecimento de espinhas. Esse problema de pele pode afetar a autoestima e a qualidade de vida dos adolescentes, por isso é importante entender como ele surge e como pode ser tratado. Nesta aula, vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações para explorar o tema das espinhas na adolescência de forma mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos, perguntando o que eles sabem sobre acne e espinhas. Em seguida, apresente alguns slides com informações básicas sobre o tema, como o que é acne, como ela surge, quais são os fatores que contribuem para o seu aparecimento e quais são os tipos de tratamento disponíveis.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Alimentação saudável

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na primeira estação, os alunos vão aprender sobre a importância de uma alimentação saudável para a prevenção das espinhas. Prepare cartazes com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para prevenir a acne. Em seguida, apresente receitas saudáveis e outras nem tanto para que os alunos escolham as que ajudam a prevenir o aparecimento de espinhas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cuidados com a pele

    Na segunda estação, os alunos vão aprender sobre os cuidados com a pele que ajudam a prevenir o aparecimento de espinhas. Prepare um conjunto de imagens de produtos de cuidado com a pele e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para o tipo de pele deles. Em seguida, ensine a forma correta de lavar o rosto e aplicar os produtos de cuidado com a pele.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Tratamentos para acne

    Na terceira estação, os alunos vão aprender sobre os tratamentos disponíveis para acne. Prepare imagens dos diferentes tipos de tratamentos, como cremes, géis e medicamentos, e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para cada tipo de acne. Em seguida, explique como cada tratamento funciona e quais são os cuidados que os pacientes devem ter durante o tratamento.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Empatia.

    Relatos de pessoas que sofrem socialmente por conta da acne e porque elas não têm acesso aos medicamentos da sessão anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final da aula, faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam em cada estação e discutir como podem aplicar essas informações em suas vidas diárias.

  7. Etapa 7 - Que bom, que pena e que tal.

    Colha sugestões e opiniões anônimas dos seus alunos com essa dinâmica, use três caixas, cada uma para receber a resposta de uma das indagações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Apresentar informações de forma clara e objetiva, utilizando diferentes recursos didáticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade dos alunos em aplicar as informações aprendidas em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar informações de forma clara e objetiva, utilizando diferentes recursos didáticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma roda de conversa ao final da aula para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam e discutir como podem aplicar essas informações em suas vidas diárias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Aplicar as informações aprendidas em situações práticas.