Aula sobre Espinhas Na Adolescencia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A adolescência é um período de intensas transformações físicas e emocionais, uma das questões que mais preocupam os jovens nessa fase é o aparecimento de espinhas. Esse problema de pele pode afetar a autoestima e a qualidade de vida dos adolescentes, por isso é importante entender como ele surge e como pode ser tratado. Nesta aula, vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações para explorar o tema das espinhas na adolescência de forma mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma roda de conversa com os alunos, perguntando o que eles sabem sobre acne e espinhas. Em seguida, apresente alguns slides com informações básicas sobre o tema, como o que é acne, como ela surge, quais são os fatores que contribuem para o seu aparecimento e quais são os tipos de tratamento disponíveis.Etapa 2 - Estação 1 - Alimentação saudável
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na primeira estação, os alunos vão aprender sobre a importância de uma alimentação saudável para a prevenção das espinhas. Prepare cartazes com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para prevenir a acne. Em seguida, apresente receitas saudáveis e outras nem tanto para que os alunos escolham as que ajudam a prevenir o aparecimento de espinhas.Etapa 3 - Estação 2 - Cuidados com a pele
Na segunda estação, os alunos vão aprender sobre os cuidados com a pele que ajudam a prevenir o aparecimento de espinhas. Prepare um conjunto de imagens de produtos de cuidado com a pele e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para o tipo de pele deles. Em seguida, ensine a forma correta de lavar o rosto e aplicar os produtos de cuidado com a pele.Etapa 4 - Estação 3 - Tratamentos para acne
Na terceira estação, os alunos vão aprender sobre os tratamentos disponíveis para acne. Prepare imagens dos diferentes tipos de tratamentos, como cremes, géis e medicamentos, e pedir para os alunos identificarem quais são os mais indicados para cada tipo de acne. Em seguida, explique como cada tratamento funciona e quais são os cuidados que os pacientes devem ter durante o tratamento.Etapa 5 - Estação 4 - Empatia.
Relatos de pessoas que sofrem socialmente por conta da acne e porque elas não têm acesso aos medicamentos da sessão anterior.Etapa 6 - Conclusão
Ao final da aula, faça uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam em cada estação e discutir como podem aplicar essas informações em suas vidas diárias.Etapa 7 - Que bom, que pena e que tal.
Colha sugestões e opiniões anônimas dos seus alunos com essa dinâmica, use três caixas, cada uma para receber a resposta de uma das indagações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso."
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Apresentar informações de forma clara e objetiva, utilizando diferentes recursos didáticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Habilidade dos alunos em aplicar as informações aprendidas em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar informações de forma clara e objetiva, utilizando diferentes recursos didáticos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma roda de conversa ao final da aula para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam e discutir como podem aplicar essas informações em suas vidas diárias.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Aplicar as informações aprendidas em situações práticas.