Aula sobre Estacoes Do Ano

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Estações do ano" é fundamental para o entendimento do funcionamento da Terra e do clima. Ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes em diversas situações, como na observação das mudanças de temperatura e tempo em diferentes períodos do ano. Nesta aula, o tema será trabalhado através da construção de modelos tridimensionais, para representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema "Estações do ano" e, se possível, um vídeo ou imagem que mostre a mudança das estações do ano. Caso não seja possível o uso de recursos, contextualize as diferentes estações do ano utilizando sua cidade como exemplo.

  2. Etapa 2 - Organização e definição de grupos

    Divida a turma em grupos e explique a atividade proposta. Traga exemplos em vídeos ou imagens para que eles se inspirem. Oriente, também, sobre a avaliação da atividade no formato de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos devem trabalhar em grupos para construir modelos tridimensionais que representem a Terra em diferentes posições em relação ao Sol, demonstrando os movimentos de rotação e translação. Você pode fornecer ou pedir previamente que os alunos tragam materiais como argila, papelão, palitos de sorvete para realizar a atividade.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar seu modelo tridimensional e explicar como os movimentos de rotação e translação da Terra interferem nas estações do ano.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as diferentes explicações dos grupos e como elas estão relacionadas com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Em seguida, peça para os grupos compartilharem suas opiniões.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Finalize a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Representação correta dos movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Conhecimento sobre o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra na ocorrência das estações do ano.
  • Participação e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Criatividade na construção dos modelos tridimensionais.
  • Clareza e objetividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais e recursos para a construção dos modelos tridimensionais.
  • Conduzir a discussão em sala de aula e estimular a participação dos alunos.
  • Auxiliar os grupos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na construção dos modelos tridimensionais.
  • Participar da discussão em sala de aula e apresentar suas explicações.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preencher de forma objetiva e clara.
  • Demonstrar criatividade na construção dos modelos tridimensionais.
  • Colaborar com os demais membros do grupo.