Aula sobre Estacoes Do Ano
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Estações do ano" é um dos conteúdos mais importantes da disciplina de Ciências, pois permite aos alunos compreender como ocorrem as mudanças climáticas ao longo do ano. As estações do ano são influenciadas pelo movimento de translação em torno do Sol, bem como da inclinação do eixo da Terra.. O objetivo desta aula é que os alunos criem um mapa de empatia, utilizando a metodologia ativa Design Thinking, para compreender as diferentes percepções que as pessoas têm sobre as estações do ano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Estações do ano" aos alunos, explicando as diferenças entre as estações e os fenômenos naturais que ocorrem em cada uma delas. É importante ressaltar e explicar o que causa as estações do ano e quais seriam as consequências caso não ocorresse o movimento de translação e a inclinação do eixo. Destaque que diferentes localidades podem apresentar variações naturais nas estações, tornando-as mais rígidas ou amenas.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Explique a metodologia de Design Thinking e oriente os alunos na criação do mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Caso seja possível, você pode entregar o mapa impresso, conforme o material de apoio.Etapa 3 - Preenchimento do mapa
Os alunos devem discutir em grupo e preencher o mapa de acordo com a perspectiva de uma cidadão em uma cidade que eles escolherem. O objetivo é se colocar no lugar de pessoas em diferentes localidades, que experimentam as estações de formas diferentes.Etapa 4 - Roda de conversa
Faça uma roda de conversas e estimule todos os alunos a discutirem as percepções anotadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese das principais diferenças entre as estações do ano e destaque os fenômenos naturais que ocorrem em cada uma delas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender os movimentos de rotação e translação da Terra;
- Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
- Promover a capacidade de compreensão das estações do ano ao redor do mundo.
Critérios de avaliação
- Habilidade na construção do mapa de empatia;
- Participação na discussão em grupo;
- Compreensão dos movimentos de rotação e translação da Terra;
- Compreensão do papel da inclinação do eixo de rotação da Terra nas estações do ano.
Ações do professor
- Explicar o tema e orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos;
- Reforçar a compreensão dos conceitos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia;
- Participar da discussão em grupo;
- Demonstrar compreensão dos movimentos de rotação e translação da Terra;
- Reforçar a compreensão dos conceitos abordados na aula.