Aula sobre Estacoes Do Ano
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Estações do ano" é um assunto muito importante para ser discutido em sala de aula, pois está presente em nosso cotidiano e é uma das principais formas de medir a passagem do tempo. As estações do ano são influenciadas pelo movimento de translação da Terra em relação ao Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita. É importante que os alunos compreendam esses conceitos para entenderem como as estações do ano ocorrem e como elas afetam a natureza, a agricultura e a vida humana.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando sobre as estações do ano e como são influenciadas pelo movimento de translação da Terra e pelo eixo de inclinação. Em seguida, os alunos farão o Check-in no template proposto de registro de aprendizagem, com as informações que já conhecemEtapa 2 - Vídeo explicativo
Exiba um vídeo explicativo sobre o movimento de rotação e translação da Terra e como eles influenciam as estações do ano. Caso não seja possível passar o vídeo, procure uma notícia de jornal ou peça que leiam um trecho do livro didático de apoio.Etapa 3 - Modelagem tridimensional
Divida os alunos em grupos para construírem modelos tridimensionais da Terra e do Sol. Este modelo pode ser construído com diversos tipos de materiais: caixas de papelão, potes plásticos, garrafas pets, palitos, argila, entre outros. Peça previamente que tragam o material necessárioEtapa 4 - Discussão
Os grupos devem compartilhar o modelo que construíram e explicar como a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita influencia as estações do ano.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos devem discutir as mudanças nas estações do ano em diferentes regiões do mundo, considerando a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita e a posição em relação ao Sol.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e revise as informações mais importantes. Os alunos devem registrar as informações aprendidos no Check-out do template de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a compreensão da influência do movimento de translação e da inclinação da Terra na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula,
- Compreensão dos conceitos de movimento de rotação e translação da Terra e da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita.
- Colaboração e trabalho em equipe
- Participação dos alunos na discussão em grupo
Ações do professor
- Realizar uma contextualização sobre o tema
- Orientar os alunos na construção dos modelos tridimensionais da Terra e do Sol e na análise da influência da inclinação do eixo de rotação da Terra nas estações do ano.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos na atividade prática em grupo.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema e revisar as informações mais importantes.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula,
- Trabalhar em equipe
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Realizar a atividade prática em grupo, analisando as mudanças nas estações do ano em diferentes regiões do mundo.