Aula sobre Estacoes Do Ano

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao Sol, aliado ao movimento de translação. Essas mudanças climáticas influenciam diretamente em nossas vidas, como na agricultura, roupas que usamos, atividades de lazer, entre outros. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre as estações do ano e seus movimentos através da criação de um jogo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema e explicar o que são as estações do ano, suas características e como ocorrem. É importante que os alunos já tenham algum conhecimento prévio para poderem produzir o jogo. Depois, divida a turma em grupos de cinco.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a atividade proposta para os alunos. Eles devem produzir um jogo de cartas com perguntas e respostas sobre as estações do ano. Dê exemplos de perguntas que podem produzir para os cartas, como: “Qual é a estação do ano que ocorre em julho?”, “Se em uma cidade brasileira no mês de junho é inverno, qual estação do ano é em uma cidade no Canadá?”.

  3. Etapa 3 - Elaboração do jogo

    Os alunos devem elaborar o jogo em grupos, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, cola, tesoura, lápis de cor, entre outros. Oriente e auxilie os alunos durante a elaboração do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma e realizar uma pequena demonstração. Incentive a participação e a interação entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Interação entre grupos

    Os alunos devem ser incentivados a jogar os jogos produzidos pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos. Abra espaço de fala para os alunos realizarem comentários sobre os jogos e o que mais gostaram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as estações do ano
  • Desenvolver a criatividade
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das estações do ano.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
  • Participação ativa nas discussões e atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as estações do ano e seus movimentos.
  • Explicar a atividade proposta.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a elaboração do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre as estações do ano

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Elaborar o jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.