Aula sobre Estacoes Do Ano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As estações do ano são um fenômeno natural que ocorre devido ao movimento de translação da Terra, aliado ao seu eixo de inclinação, o que gera padrões de climas diferentes. Compreender estes padrões é muito importante para a vida no planeta, pois afetam diretamente a flora, fauna e a atividade humana. Nesta aula, utilizaremos a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam compreender melhor como ocorrem as estações do ano e como a inclinação do eixo da Terra influencia nesse processo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, destacando que a ocorrência das estações é devido ao movimento de translação junto a inclinação do eixo. Instigue os alunos a participarem com perguntas norteadoras, como “Quais estações vocês conhecem?”, “Em qual estação do ano estamos agora? Quais são as características?”.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em quatro grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Peça que cada grupo escolha uma cidade em um continente diferente. Exemplo: Grupo 1: Rio de Janeiro - Brasil, Grupo 2: Moscou, Rússia, Grupo 3: Oslo - Noruega; Cairo - Egito. Auxilie na escolha das cidades.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. Oriente os alunos a realizarem anotações a cada estação.

    Estação 1 - Verão

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o verão na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.

    Estação 2 - Inverno

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o inverno na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.

    Estação 3 - Outono

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o outono na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.

    Estação 4 - Primavera

    Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é a primavera na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.


  4. Etapa 4 - As estações do ano

    Nesta etapa os alunos devem organizar as informações pesquisadas para a cidade tema em cada estação em formato de cartaz ou slide. Depois, devem apresentar o que foi descoberto. É importante lembrá-los de explicar como as estações do ano ocorrem e como a inclinação do eixo da Terra influencia nesse processo. Eles podem utilizar imagens ou vídeos para ilustrar as mudanças climáticas que ocorrem em cada estação.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Faça uma roda de conversa com os alunos para compartilhar o que aprenderam. Incentivar que os alunos façam perguntas e troquem ideias, além de mediar a discussão.

  6. Etapa 6 - Sistematização e encerramento

    O professor fará uma síntese dos principais pontos abordados durante a aula e irá relacioná-los com o cotidiano dos alunos. Ele pode, por exemplo, perguntar como as estações do ano afetam as atividades que eles realizam em casa ou na escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a compreensão da ocorrência das estações do ano em diferentes localidades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração na realização das atividades em grupo;
  • Compreensão dos conceitos abordados durante a aula;
  • Capacidade de analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra nas estações do ano;
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e incentivar a participação dos alunos;
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades em grupo;
  • Fazer sínteses e relacionar os conceitos abordados com o cotidiano dos alunos;

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Colaborar com os colegas e dividir as tarefas de forma equilibrada;
  • Fazer perguntas e trocar ideias durante a discussão final;
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados;
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelas ciências.