Aula sobre Estacoes Do Ano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema, destacando que a ocorrência das estações é devido ao movimento de translação junto a inclinação do eixo. Instigue os alunos a participarem com perguntas norteadoras, como “Quais estações vocês conhecem?”, “Em qual estação do ano estamos agora? Quais são as características?”.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em quatro grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Peça que cada grupo escolha uma cidade em um continente diferente. Exemplo: Grupo 1: Rio de Janeiro - Brasil, Grupo 2: Moscou, Rússia, Grupo 3: Oslo - Noruega; Cairo - Egito. Auxilie na escolha das cidades.Etapa 3 - Rotação por estações
Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. Oriente os alunos a realizarem anotações a cada estação.Estação 1 - Verão
Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o verão na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.
Estação 2 - Inverno
Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o inverno na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.
Estação 3 - Outono
Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é o outono na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.
Estação 4 - Primavera
Nesta estação, os alunos devem pesquisar como é a primavera na cidade que escolheram. Após pesquisarem, devem anotar os principais tópicos encontrados.
Etapa 4 - As estações do ano
Nesta etapa os alunos devem organizar as informações pesquisadas para a cidade tema em cada estação em formato de cartaz ou slide. Depois, devem apresentar o que foi descoberto. É importante lembrá-los de explicar como as estações do ano ocorrem e como a inclinação do eixo da Terra influencia nesse processo. Eles podem utilizar imagens ou vídeos para ilustrar as mudanças climáticas que ocorrem em cada estação.Etapa 5 - Compartilhamento
Faça uma roda de conversa com os alunos para compartilhar o que aprenderam. Incentivar que os alunos façam perguntas e troquem ideias, além de mediar a discussão.Etapa 6 - Sistematização e encerramento
O professor fará uma síntese dos principais pontos abordados durante a aula e irá relacioná-los com o cotidiano dos alunos. Ele pode, por exemplo, perguntar como as estações do ano afetam as atividades que eles realizam em casa ou na escola.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar os movimentos de rotação e translação da Terra;
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe;
- Desenvolver a compreensão da ocorrência das estações do ano em diferentes localidades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração na realização das atividades em grupo;
- Compreensão dos conceitos abordados durante a aula;
- Capacidade de analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra nas estações do ano;
- Participação na discussão final.
Ações do professor
- Mediar a discussão e incentivar a participação dos alunos;
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades em grupo;
- Fazer sínteses e relacionar os conceitos abordados com o cotidiano dos alunos;
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo;
- Colaborar com os colegas e dividir as tarefas de forma equilibrada;
- Fazer perguntas e trocar ideias durante a discussão final;
- Demonstrar compreensão dos conceitos abordados;
- Demonstrar interesse e curiosidade pelas ciências.