Estado mercantilista: monarquias da Idade Moderna
Vamos entender mais sobre a relação metrópole x colônia nessa aula de História. Bom aprendizado 🤗
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual era o nome da prática mercantilista que obrigava as colônias a fazerem comércio apenas com suas metrópoles?
Atividade completaA)
Pacto Colonial ou Exclusivismo Colonial.B) Livre Comércio Colonial.
C) Protecionismo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as monarquias mercantilistas da Idade Moderna e como elas buscavam controlar o comércio e a produção de suas colônias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as motivações e ações dos europeus na época.Atividade completaDesign Thinking
Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é o Estado mercantilista e como ele surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Serão apresentados exemplos de como essa forma de organização política e econômica pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.
Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as motivações e ações dos europeus na época do Estado mercantilista.
Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão identificar padrões e tendências nas informações coletadas e discutir como essas informações podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.
Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. Eles deverão explicar como as informações coletadas no mapa de empatia podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.
4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes.Atividade completaModelo de Debate Crítico (MDC)
5. Sala de Aula Invertida:
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam expandir seus territórios e aumentar sua riqueza através do comércio. Para isso, criaram políticas econômicas que favoreciam a produção e a exportação de mercadorias, além de controlar o comércio com as colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completaSala de aula invertida
6. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam expandir seus territórios e aumentar sua riqueza através do comércio. Para isso, criaram políticas econômicas que favoreciam a produção e a exportação de mercadorias, além de controlar o comércio com as colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história do mundo atlântico. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.Atividade completaAprendizagem Baseada em Projetos
7. Rotação por estações:
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.Atividade completaRotação por estações
8. Gamificação:
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.Atividade completaGamificação
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: