Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam expandir seus territórios e aumentar sua riqueza através do comércio. Para isso, criaram políticas econômicas que favoreciam a produção e a exportação de mercadorias, além de controlar o comércio com as colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história do mundo atlântico. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você apresentará o tema e explicará as características do Estado mercantilista. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um país europeu que adotou o Estado mercantilista durante a Idade Moderna. Eles deverão buscar informações sobre as políticas econômicas adotadas, as mercadorias produzidas e exportadas, e as colônias controladas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e o template de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos avaliarão a apresentação de acordo com o template criado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os países estudados e como o Estado mercantilista influenciou a história do mundo atlântico.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deverá preencher um formulário de avaliação individual sobre a aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um template de avaliação por pares.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre os países estudados.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as características do Estado mercantilista.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por pares.
  • Mediar a discussão em grupo e a reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre os países estudados.
  • Avaliar individualmente a aula e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre um país europeu que adotou o Estado mercantilista durante a Idade Moderna.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar as pesquisas e o template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos de acordo com o template criado.
  • Discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os países estudados.