Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as monarquias mercantilistas da Idade Moderna e como elas buscavam controlar o comércio e a produção de suas colônias. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as motivações e ações dos europeus na época.

Design Thinking

Apresentação do tema

Apresente o tema e explique o que é o Estado mercantilista e como ele surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Serão apresentados exemplos de como essa forma de organização política e econômica pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.

Criação do mapa de empatia

Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as motivações e ações dos europeus na época do Estado mercantilista.

Discussão em grupo

Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão identificar padrões e tendências nas informações coletadas e discutir como essas informações podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.

Apresentação dos resultados

Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. Eles deverão explicar como as informações coletadas no mapa de empatia podem ser usadas para entender melhor o Estado mercantilista.


  1. Etapa 1 - Exemplos práticos

    Você irá apresentar exemplos práticos de como o Estado mercantilista foi aplicado na época. Serão apresentados exemplos de como as monarquias europeias buscavam controlar o comércio e a produção de suas colônias.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os exemplos práticos apresentados por você. Eles deverão identificar padrões e tendências nos exemplos e discutir como esses exemplos podem ser usados para entender melhor o Estado mercantilista.

  3. Etapa 3 - Conclusão

    Você irá concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos através da metodologia ativa Design Thinking
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar informações e identificar padrões e tendências

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo
  • Identificação correta dos padrões e tendências nas informações coletadas no mapa de empatia e nos exemplos práticos apresentados pelo professor
  • Capacidade dos alunos de aplicar as informações coletadas para entender melhor o Estado mercantilista

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos através da metodologia ativa Design Thinking
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema em casa

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia e da discussão em grupo
  • Identificar padrões e tendências nas informações coletadas no mapa de empatia e nos exemplos práticos apresentados pelo professor
  • Aplicar as informações coletadas para entender melhor o Estado mercantilista
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos outros
  • Continuar a explorar o tema em casa e buscar novas informações sobre o Estado mercantilista.