Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Estado mercantilista na época. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar perguntas e afirmações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os grupos terão 30 minutos para criar as cartas com perguntas e afirmações sobre o Estado mercantilista. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de cartas completo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos. Cada grupo deverá responder as perguntas e afirmações do jogo e, ao final, o grupo com mais acertos será o vencedor.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre as respostas do jogo e reforce as características do Estado mercantilista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos no jogo.
  • Participação dos alunos na discussão final.
  • Compreensão dos alunos sobre as características do Estado mercantilista.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do Estado mercantilista.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação das cartas e tirar dúvidas.
  • Conduzir a discussão final sobre as respostas do jogo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar perguntas e afirmações sobre o Estado mercantilista.
  • Participar ativamente do jogo criado pelos outros grupos.
  • Participar da discussão final sobre as respostas do jogo.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Demonstrar compreensão sobre as características do Estado mercantilista.