Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do Estado mercantilista na época. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar perguntas e afirmações sobre o tema.Etapa 3 - Criação das cartas
Os grupos terão 30 minutos para criar as cartas com perguntas e afirmações sobre o Estado mercantilista. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Troca de cartas
Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de cartas completo.Etapa 5 - Jogo
Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos. Cada grupo deverá responder as perguntas e afirmações do jogo e, ao final, o grupo com mais acertos será o vencedor.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão sobre as respostas do jogo e reforce as características do Estado mercantilista.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Desempenho dos alunos no jogo.
- Participação dos alunos na discussão final.
- Compreensão dos alunos sobre as características do Estado mercantilista.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do Estado mercantilista.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Auxiliar os alunos na criação das cartas e tirar dúvidas.
- Conduzir a discussão final sobre as respostas do jogo.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Criar perguntas e afirmações sobre o Estado mercantilista.
- Participar ativamente do jogo criado pelos outros grupos.
- Participar da discussão final sobre as respostas do jogo.
- Colaborar com os colegas na criação do jogo.
- Demonstrar compreensão sobre as características do Estado mercantilista.