Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Estado mercantilista e sua importância na história da Europa. Em seguida, apresente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e explicará como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um tema relacionado ao Estado mercantilista, como a exploração de colônias, o comércio triangular ou a política econômica das monarquias.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído. Eles deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 4 - Debate
Os grupos terão 30 minutos para debater sobre o tema e apresentar seus argumentos. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos e mediar o debate.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e explicará os critérios utilizados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Ele também poderá fazer uma avaliação geral da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas.
- Coerência dos argumentos.
- Criatividade na criação do template de avaliação por rubrica.
- Clareza na apresentação do template.
Ações do professor
- Mediar o debate entre os grupos.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Fazer uma avaliação geral da atividade.
- Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema atribuído.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Apresentar o template de avaliação por rubrica.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos.