Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o Estado mercantilista e sua importância na história da Europa. Em seguida, apresente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e explicará como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um tema relacionado ao Estado mercantilista, como a exploração de colônias, o comércio triangular ou a política econômica das monarquias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá 30 minutos para pesquisar sobre o tema atribuído. Eles deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos terão 30 minutos para debater sobre o tema e apresentar seus argumentos. Você deverá incentivar a participação de todos os alunos e mediar o debate.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo criará um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e explicará os critérios utilizados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Ele também poderá fazer uma avaliação geral da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas.
  • Coerência dos argumentos.
  • Criatividade na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Clareza na apresentação do template.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma avaliação geral da atividade.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema atribuído.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.