Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do Estado mercantilista na época. Será feita uma breve explanação sobre as monarquias da Idade Moderna e como elas se relacionavam com o comércio.Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e análise de textos
Os alunos irão ler e analisar textos sobre o Estado mercantilista e suas características. Disponibilize textos impressos ou digitais para que os alunos possam ler em grupo e discutir as principais ideias.Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Você pode fornecer algumas perguntas para orientar a discussão.Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas
Os alunos irão participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o Estado mercantilista. Você pode criar um jogo de tabuleiro ou utilizar um aplicativo para tornar a atividade mais dinâmica.Etapa 5 - Discussão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interação entre os alunos e a troca de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão das características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época.
- Capacidade de argumentação e debate em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar as atividades propostas e esclarecer dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Ler e analisar textos sobre o Estado mercantilista.
- Participar de debates em grupo sobre as características do Estado mercantilista.
- Participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.