Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam aumentar seu poder e riqueza através do comércio e da exploração de colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância do Estado mercantilista na época. Será feita uma breve explanação sobre as monarquias da Idade Moderna e como elas se relacionavam com o comércio.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e análise de textos

    Os alunos irão ler e analisar textos sobre o Estado mercantilista e suas características. Disponibilize textos impressos ou digitais para que os alunos possam ler em grupo e discutir as principais ideias.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época. Você pode fornecer algumas perguntas para orientar a discussão.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos irão participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o Estado mercantilista. Você pode criar um jogo de tabuleiro ou utilizar um aplicativo para tornar a atividade mais dinâmica.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão das características do Estado mercantilista e como ele se relacionava com as monarquias da época.
  • Capacidade de argumentação e debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar as atividades propostas e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Ler e analisar textos sobre o Estado mercantilista.
  • Participar de debates em grupo sobre as características do Estado mercantilista.
  • Participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.