Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam expandir seus territórios e aumentar sua riqueza através do comércio. Para isso, criaram políticas econômicas que favoreciam a produção e a exportação de mercadorias, além de controlar o comércio com as colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o Estado mercantilista.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo. Você deverá fornecer materiais de apoio para a discussão.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas conclusões sobre o Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos utilizarão o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação das conclusões do grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da avaliação da atividade utilizando o template criado.
  • Participação ativa na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Fornecer materiais de apoio para a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e bem estruturado.
  • Avaliar a atividade utilizando o template criado.
  • Participar ativamente da aula.