Aula sobre Estado Mercantilista Monarquias Idade Moderna
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Estado mercantilista foi uma forma de organização política e econômica que surgiu na Europa durante a Idade Moderna. Nesse período, as monarquias europeias buscavam expandir seus territórios e aumentar sua riqueza através do comércio. Para isso, criaram políticas econômicas que favoreciam a produção e a exportação de mercadorias, além de controlar o comércio com as colônias. Essa aula tem como objetivo apresentar aos alunos as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você iniciará a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o Estado mercantilista.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as características do Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo. Você deverá fornecer materiais de apoio para a discussão.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará suas conclusões sobre o Estado mercantilista e como ele influenciou a história da Europa e do mundo.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Aplicação do template
Os alunos utilizarão o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação das conclusões do grupo.
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da avaliação da atividade utilizando o template criado.
- Participação ativa na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Fornecer materiais de apoio para a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e bem estruturado.
- Avaliar a atividade utilizando o template criado.
- Participar ativamente da aula.