Aula sobre Estado Nacao Territorio Governo E Pais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Estado, Nação, Território, Governo e País" é fundamental para entendermos as relações políticas e sociais que permeiam nossa sociedade. Esses conceitos estão presentes em nosso cotidiano, seja na organização do Estado, nas relações internacionais ou nas discussões sobre identidade nacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para os alunos aplicarem esses conceitos em situações práticas e desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor irá apresentar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa mental com as relações entre esses conceitos, identificando as diferenças e semelhanças entre eles.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental e os alunos irão discutir em conjunto as diferenças e semelhanças entre eles, chegando a um consenso sobre as relações entre os conceitos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Oriente os estudantes a criarem um cenário hipotético de conflito envolvendo esses conceitos, utilizando a criatividade para desenvolver uma situação realista e interessante.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu cenário hipotético. Medie a discussão dos alunos sobre o conjunto de possíveis soluções para o conflito, aplicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para entender as tensões envolvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
  • Aplicar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para o entendimento de conflitos e tensões.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Criatividade na criação do cenário hipotético de conflito.
  • Capacidade de argumentação e apresentação das soluções para o conflito.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do cenário hipotético de conflito.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Facilitar a discussão em grupo para chegar a um consenso sobre as relações entre os conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa mental com as relações entre os conceitos.
  • Criar um cenário hipotético de conflito envolvendo esses conceitos.
  • Apresentar soluções para o conflito, aplicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos demais.