Aula sobre Estado Nacao Territorio Governo E Pais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O tema "Estado, Nação, Território, Governo e País" é fundamental para entendermos as relações políticas e sociais que permeiam nossa sociedade. Esses conceitos estão presentes em nosso cotidiano, seja na organização do Estado, nas relações internacionais ou nas discussões sobre identidade nacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para os alunos aplicarem esses conceitos em situações práticas e desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Entender
O professor irá apresentar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa mental com as relações entre esses conceitos, identificando as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo irá apresentar seu mapa mental e os alunos irão discutir em conjunto as diferenças e semelhanças entre eles, chegando a um consenso sobre as relações entre os conceitos.Etapa 4 - Prototipar
Oriente os estudantes a criarem um cenário hipotético de conflito envolvendo esses conceitos, utilizando a criatividade para desenvolver uma situação realista e interessante.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu cenário hipotético. Medie a discussão dos alunos sobre o conjunto de possíveis soluções para o conflito, aplicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para entender as tensões envolvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
- Aplicar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para o entendimento de conflitos e tensões.
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
- Criatividade na criação do cenário hipotético de conflito.
- Capacidade de argumentação e apresentação das soluções para o conflito.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e didática.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Orientar os alunos na criação do cenário hipotético de conflito.
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Facilitar a discussão em grupo para chegar a um consenso sobre as relações entre os conceitos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar um mapa mental com as relações entre os conceitos.
- Criar um cenário hipotético de conflito envolvendo esses conceitos.
- Apresentar soluções para o conflito, aplicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
- Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos demais.