Aula sobre Estado Nacao Territorio Governo E Pais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Estado, Nação, Território, Governo e País" é fundamental para o entendimento de conflitos e tensões que ocorrem em diversas partes do mundo. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam entre si. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de forma lúdica e criativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País. Em seguida, apresente a metodologia ativa Gamificação e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão o mapa de registro do jogo. O mapa deve conter informações como as regras, os objetivos, as estratégias, as pontuações, as rodadas, as penalidades, as conquistas e as interações entre os jogadores. Oriente os estudantes e esclareça as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma. Faça comentários e dê sugestões para aprimorar os jogos.

  4. Etapa 4 - Criação dos jogos

    Auxilie na criação dos jogos, utilizando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País. Circule pela sala, auxiliando e orientando os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Depois, os alunos jogarão e avaliarão o jogo de acordo com os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre os jogos apresentados e como eles aplicaram os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância dos conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País para o entendimento de conflitos e tensões.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta dos conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País no jogo.
  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Engajamento e participação dos alunos durante a aula.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um mapa de registro criativo e objetivo.
  • Criar um jogo que aplique corretamente os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre os jogos apresentados.
  • Discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como eles aplicaram os conceitos trabalhados.