Aula sobre Estado Nacao Territorio Governo E Pais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Discutir sobre o Estado, a nação, território, governo e país é fundamental para o entendimento da organização política de um país. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam. Por exemplo, o Estado é a instituição que detém o poder político, enquanto a nação é um grupo de pessoas que compartilham uma identidade cultural. O território é a área geográfica que o Estado controla, enquanto o governo é o conjunto de pessoas que administra o Estado. O país é a unidade política que engloba todos esses elementos. Para discutir esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para os alunos criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Disponibilize um vídeo explicativo sobre o tema para os alunos assistirem em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Você pode disponibilizar um texto, caso seja mais adequado ao seu contexto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos devem se dividir em grupos para discutir o vídeo e os conceitos apresentados. Cada grupo deve escolher um exemplo prático que ilustre a relação entre Estado, Nação, Território, Governo e País.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo deve apresentar seu exemplo prático para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada aluno deve preencher o template com suas impressões sobre a atividade e o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos conceitos apresentados e das discussões realizadas em sala de aula. É importante que os alunos compreendam a importância do tema para o entendimento da organização política de um país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade dos exemplos práticos apresentados pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos exemplos práticos.
  • Qualidade das respostas na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa dos alunos na síntese final realizada pelo professor.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
  • Fazer uma síntese dos conceitos apresentados e das discussões realizadas em sala de aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Escolher um exemplo prático que ilustre a relação entre Estado, Nação, Território, Governo e País.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre a atividade e o tema.
  • Participar ativamente da síntese final realizada pelo professor.