Aula sobre Estado Nacao Territorio Governo E Pais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Discutir sobre o Estado, a nação, território, governo e país é fundamental para o entendimento da organização política de um país. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam. Por exemplo, o Estado é a instituição que detém o poder político, enquanto a nação é um grupo de pessoas que compartilham uma identidade cultural. O território é a área geográfica que o Estado controla, enquanto o governo é o conjunto de pessoas que administra o Estado. O país é a unidade política que engloba todos esses elementos. Para discutir esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para os alunos criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Disponibilize um vídeo explicativo sobre o tema para os alunos assistirem em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Você pode disponibilizar um texto, caso seja mais adequado ao seu contexto.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula, os alunos devem se dividir em grupos para discutir o vídeo e os conceitos apresentados. Cada grupo deve escolher um exemplo prático que ilustre a relação entre Estado, Nação, Território, Governo e País.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo deve apresentar seu exemplo prático para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom, que pena, que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada aluno deve preencher o template com suas impressões sobre a atividade e o tema.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos conceitos apresentados e das discussões realizadas em sala de aula. É importante que os alunos compreendam a importância do tema para o entendimento da organização política de um país.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade dos exemplos práticos apresentados pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos exemplos práticos.
- Qualidade das respostas na Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa dos alunos na síntese final realizada pelo professor.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de Estado, Nação, Território, Governo e País.
- Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.
- Fazer uma síntese dos conceitos apresentados e das discussões realizadas em sala de aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Escolher um exemplo prático que ilustre a relação entre Estado, Nação, Território, Governo e País.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre a atividade e o tema.
- Participar ativamente da síntese final realizada pelo professor.