Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O professor deve apresentar Apresente aos alunos uma introdução sobre o que é um Estatuto, sua importância e quais são os principais Estatutos que existem no Brasil (como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso e Estatuto do condomínio, por exemplo).

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O professor deve apresentar Apresente aos alunos uma introdução sobre o que é um Estatuto, sua importância e quais são os principais Estatutos que existem no Brasil (como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso e Estatuto do condomínio, por exemplo).

  2. Etapa 2 - Definição do Problema

    Os alunos devem ser divididos Em grupos e, juntos, os alunos devem definir um problema relacionado ao Estatuto escolhido pelo professor. Exemplo: "Como garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido em todas as escolas do Brasil?".

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve discutir a questão e gerar alternativas para solucionar o problema definido. Exemplo: "Campanhas de conscientização para professores e alunos sobre os direitos das crianças e adolescentes", "Fiscalização mais rigorosa das escolas pelo Conselho Tutelar", "Realização de palestras e debates sobre o Estatuto nas escolas".

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa gerada e explicar como ela poderia ser implementada na colocada emprática para solucionar o problema definido.

  5. Etapa 5 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com base nas discussões realizadas nas etapas anteriores.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando como chegaram a elas e como poderiam ser implementadas na prática.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar a atividade com base em critérios pré-estabelecidos, como a capacidade dos alunos de compreender o assunto, contribuir para a discussão em grupo, gerar alternativas viáveis e apresentar soluções criativas e coerentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos e políticos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em buscar soluções para problemas sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Geração de alternativas viáveis para solucionar o problema definido;
  • Apresentação clara e objetiva da solução escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Monitorar as discussões em grupo e orientar os alunos quando necessário;
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema definido;
  • Apresentar a solução escolhida de forma clara e objetiva.