Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Estatuto é uma lei que estabelece direitos e deveres para diferentes grupos sociais, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. É importante que os estudantes conheçam esses direitos e deveres para poderem exercer sua cidadania e participar ativamente da sociedade. Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, para desenvolver a habilidade de observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos e políticos. Para isso, eles irão trabalhar com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, e terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em situações reais do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos uma introdução sobre o tema Estatuto e explique sua importância para a sociedade. Convide os alunos a compartilharem suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Professor, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deve escolher um tema específico do Estatuto, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, entre outros. Em seguida, os grupos devem identificar um problema relacionado ao tema escolhido e registrá-lo no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem pensar em alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior. Eles podem pesquisar na internet, conversar com outras pessoas, entre outras fontes de informação. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema identificado e justificar sua escolha. Eles devem registrar a solução no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma e explicar o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. A apresentação pode ser feita criativamente, como uma peça teatral, um vídeo ou uma música.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre os diferentes problemas, alternativas e soluções apresentados. Medie a discussão, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância do Estatuto e como eles podem aplicar o que aprenderam em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos e políticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do Estatuto e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado ao tema escolhido.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para resolver o problema identificado.
  • Escolha justificada da melhor alternativa para resolver o problema.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do Estatuto e explicar sua importância para a sociedade.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para resolver o problema identificado.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e justificar sua escolha.
  • Apresentar o diário de bordo de forma criativa e clara.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.