Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


(10 minutos)

O professor inicia a aula contextualizando introduzindo o tema “Estatuto” e explicando sua importância para a sociedade. Ele também apresenta exemplos práticos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Igualdade Racial.


  1. Etapa 1 - Contextualização (10 minutos)

    O professor inicia a aula contextualizando introduzindo o tema “Estatuto” e explicando sua importância para a sociedade. Ele também apresenta exemplos práticos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Igualdade Racial.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia (20 minutos)

    Os alunos, divididos em grupos, criam um mapa de empatia sobre um dos estatutos apresentados pelo professor. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Debate em Grupo (10 minutos)

    Os grupos apresentam seus mapas de empatia e debatem em grupo as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Leitura de Textos (20 minutos)

    O professor distribui textos sobre os estatutos e pede que os alunos os leiam individualmente. Em seguida, os alunos discutem em grupo as modalidades deônticas e apreciativas presentes nos textos.

  5. Etapa 5 - Criação de Cartazes (30 minutos)

    Os grupos criam cartazes sobre os estatutos apresentados, utilizando os materiais impressos disponíveis. Os cartazes devem conter informações sobre as modalidades deônticas e apreciativas presentes nos textos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Cartazes (20 minutos)

    Os grupos apresentam seus cartazes e discutem as informações presentes em cada um deles.

  7. Etapa 7 - Reflexão Final (10 minutos)

    O professor pede que os alunos reflitam sobre a importância dos estatutos para a sociedade e como eles podem contribuir para a sua aplicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos e políticos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade;
  • Refletir sobre a importância dos estatutos para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade dos cartazes e apresentação oral;
  • Compreensão das modalidades deônticas e apreciativas presentes nos textos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e cartazes;
  • Estimular a participação e o debate em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e estimular a criatividade;
  • Refletir sobre a importância dos estatutos para a sociedade.