Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Explique a diferença entre as modalidades deônticas e apreciativas em textos jurídicos, políticos e propositivos. Utilize exemplos concretos e contextualizados.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de reflexão sobre a importância das leis e do cumprimento das normas. Peça para os alunos pensarem em situações do cotidiano em que as leis são importantes e compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Explique a diferença entre as modalidades deônticas e apreciativas em textos jurídicos, políticos e propositivos. Utilize exemplos concretos e contextualizados.

  3. Etapa 3 - Exposição

    Distribua para os alunos um material impresso com trechos de textos jurídicos, políticos e propositivos. Peça para que eles identifiquem as modalidades deônticas e apreciativas presentes em cada um deles. Em seguida, discuta em grupo as respostas.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para que eles criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão escolher um dos textos jurídicos, políticos ou propositivos trabalhados na aula e criar uma atividade que envolva as modalidades deônticas e apreciativas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Ao final da atividade, os alunos deverão registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação dos mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, políticos e propositivos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Reforçar a importância do cumprimento das leis e normas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das modalidades deônticas e apreciativas presentes nos textos.
  • Qualidade da atividade criada pelo grupo.
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos concretos e contextualizados.
  • Disponibilizar material impresso com trechos de textos jurídicos, políticos e propositivos.
  • Orientar e acompanhar os grupos na criação da atividade.

Ações do aluno

  • Identificar as modalidades deônticas e apreciativas presentes nos textos.
  • Trabalhar em grupo para criar uma atividade que envolva as modalidades deônticas e apreciativas.
  • Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas.