Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Professor iniciará explicando que o Estatuto é um conjunto de regras que regulamenta e protege os direitos de um grupo específico de pessoas. Em seguida, o professor pode realizar uma discussão sobre o Estatuto do Idoso, que é um conjunto de leis criado para proteger os direitos dos idosos no Brasil.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    O professor inicia a aula pedindo que os alunos se posicionem no espaço segundo a sua opinião a respeito da seguinte afirmação: “O Estatuto do Idoso é necessário para a proteção dos direitos das pessoas idosas”. Em seguida, seleciona alguns alunos posicionados em pontos diferentes para justificar suas respostas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do MDC

    O professor explica o Modelo de Debate Crítico (MDC) e apresenta aos alunos as regras para a realização do debate. Para essa metodologia, é interessante elencar uma pessoa para fazer a mediação do debate.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    O professor divide a turma em dois grupos, que vão defender posições opostas em relação ao tema.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos realizam pesquisas sobre o Estatuto do Idoso e preparam argumentos para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos realizam o debate utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC).

  6. Etapa 6 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupo, criam um template de avaliação por rubrica, preenchendo os critérios de acordo com cada caso: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos utilizam o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate. O professor pode utilizar esse template para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de Estatuto e sua importância na proteção dos direitos de um grupo específico.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação através da investigação sobre o Estatuto do Idoso.
  • Promover a reflexão crítica e o debate construtivo sobre a necessidade e efetividade do Estatuto do Idoso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e respeitosa no debate, apresentando argumentos consistentes.
  • Utilização adequada do Modelo de Debate Crítico (MDC) durante o debate.
  • Habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o Estatuto do Idoso.
  • Elaboração do template de avaliação por rubrica, identificando critérios claros de avaliação.
  • Uso do template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de Estatuto e sua importância na proteção dos direitos.
  • Apresentar o Modelo de Debate Crítico (MDC) e as regras do debate.
  • Dividir a turma em grupos e fornecer orientações para a pesquisa sobre o Estatuto do Idoso.
  • Mediar o debate, garantindo que as regras do MDC sejam seguidas e promovendo uma discussão equilibrada.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

Ações do aluno

  • Posicionar-se e justificar suas opiniões na atividade de aquecimento.
  • Realizar pesquisas sobre o Estatuto do Idoso, coletando informações e preparando argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos de forma respeitosa e construtiva.
  • Elaborar em grupo o template de avaliação por rubrica, definindo critérios de avaliação claros.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.