Aula sobre Estatuto
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Professor iniciará explicando que o Estatuto é um conjunto de regras que regulamenta e protege os direitos de um grupo específico de pessoas. Em seguida, o professor pode realizar uma discussão sobre o Estatuto do Idoso, que é um conjunto de leis criado para proteger os direitos dos idosos no Brasil.
Etapa 1 - Aquecimento
O professor inicia a aula pedindo que os alunos se posicionem no espaço segundo a sua opinião a respeito da seguinte afirmação: “O Estatuto do Idoso é necessário para a proteção dos direitos das pessoas idosas”. Em seguida, seleciona alguns alunos posicionados em pontos diferentes para justificar suas respostas.Etapa 2 - Apresentação do MDC
O professor explica o Modelo de Debate Crítico (MDC) e apresenta aos alunos as regras para a realização do debate. Para essa metodologia, é interessante elencar uma pessoa para fazer a mediação do debate.Etapa 3 - Divisão dos grupos
O professor divide a turma em dois grupos, que vão defender posições opostas em relação ao tema.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos realizam pesquisas sobre o Estatuto do Idoso e preparam argumentos para o debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos realizam o debate utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC).Etapa 6 - Elaboração do template de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupo, criam um template de avaliação por rubrica, preenchendo os critérios de acordo com cada caso: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos utilizam o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate. O professor pode utilizar esse template para avaliar o desempenho dos grupos no debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito de Estatuto e sua importância na proteção dos direitos de um grupo específico.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação através da investigação sobre o Estatuto do Idoso.
- Promover a reflexão crítica e o debate construtivo sobre a necessidade e efetividade do Estatuto do Idoso.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e respeitosa no debate, apresentando argumentos consistentes.
- Utilização adequada do Modelo de Debate Crítico (MDC) durante o debate.
- Habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes sobre o Estatuto do Idoso.
- Elaboração do template de avaliação por rubrica, identificando critérios claros de avaliação.
- Uso do template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.
Ações do professor
- Explicar o conceito de Estatuto e sua importância na proteção dos direitos.
- Apresentar o Modelo de Debate Crítico (MDC) e as regras do debate.
- Dividir a turma em grupos e fornecer orientações para a pesquisa sobre o Estatuto do Idoso.
- Mediar o debate, garantindo que as regras do MDC sejam seguidas e promovendo uma discussão equilibrada.
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.
Ações do aluno
- Posicionar-se e justificar suas opiniões na atividade de aquecimento.
- Realizar pesquisas sobre o Estatuto do Idoso, coletando informações e preparando argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos de forma respeitosa e construtiva.
- Elaborar em grupo o template de avaliação por rubrica, definindo critérios de avaliação claros.
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos no debate.