Aula sobre Estatuto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O professor deve explicar que o Estatuto é um documento que estabelece as normas e regras que regem um determinado grupo ou instituição. Existem diversos estatutos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Estatuto da Igualdade Racial, entre outros. É importante que os alunos entendam a importância desses documentos na garantia dos direitos e deveres dos cidadãos. O professor pode trazer exemplos de situações em que o Estatuto é aplicado, como casos de violência contra crianças e adolescentes, discriminação racial ou de gênero, entre outros.

  1. Etapa 1 - Preparação prévia

    O professor deverá selecionar textos que abordem o tema do Estatuto e seus subtópicos, como direitos e deveres dos cidadãos, a importância da lei, entre outros. Esses textos serão disponibilizados aos alunos em formato impresso.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    O professor deverá apresentar aos alunos o template de Dinâmica dos 3 Qs, explicando cada um dos campos (Que bom, Que pena, Que tal) e como eles serão utilizados para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Leitura silenciosa

    Os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa dos textos selecionados pelo professor.

  4. Etapa 4 - Construção do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão construir o template de Dinâmica dos 3 Qs com base nos textos lidos, identificando trechos que exemplifiquem os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos e políticos/propositivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo os trechos dos textos que identificaram para cada um dos campos do template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da discussão em grupo para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com base na atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do conceito de Estatuto e sua importância na garantia dos direitos e deveres dos cidadãos.
  • Leitura e análise de textos jurídicos e políticos/propositivos para identificar mecanismos de modalização adequados.
  • Trabalho em grupo para discussão e reflexão sobre os trechos dos textos selecionados.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de Estatuto e sua aplicação na sociedade.
  • Identificação adequada de trechos dos textos que exemplifiquem os mecanismos de modalização.
  • Participação ativa na discussão em grupo e apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de Estatuto e sua importância na garantia dos direitos e deveres.
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs e suas instruções.
  • Selecionar textos relevantes e disponibilizá-los aos alunos.
  • Orientar a leitura silenciosa, a construção do template e a discussão em grupo.
  • Avaliar o preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura silenciosa dos textos selecionados.
  • Construir o template de Dinâmica dos 3 Qs com base nos trechos identificados nos textos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando ideias e reflexões.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo para a turma.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com base na atividade realizada.