Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval

Você acha que na Idade Média todos viviam da mesma forma? Será que havia desigualdades? Vamos descobrir nessa aula de História! 📚🤴🏼👸🏻


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “Sua alimentação era baseada nos cereais, moravam em cabanas e pagavam, por meio de serviços e produtos agrícolas, pelo uso da terra”. Sobre qual grupo da sociedade medieval esta frase está falando?

    A) Nobres.

    B) Clero.

    C) Camponeses.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    Neste momento, vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos irão criar um template de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como as desigualdades sociais e econômicas ainda são presentes em nossa sociedade, bem como a importância da circulação de ideias e produtos para o desenvolvimento de uma sociedade.
    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    O tema "Estilos de vida e desigualdades na Europa medieval" é um assunto importante para entendermos como a sociedade se organizava na Idade Média. É possível encontrar exemplos desse tema em filmes, séries, livros e até mesmo em jogos de RPG. Utilizaremos aqui a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam entender melhor como as desigualdades sociais se manifestavam na Europa medieval e como isso afetava a circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a Europa medieval influenciou a cultura e a sociedade atual, como a arquitetura, a literatura e a religião.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como a influência da cultura árabe na Europa medieval, a importância das rotas comerciais no Mediterrâneo e a relação entre a Igreja e a sociedade feudal.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Por exemplo, uma estação pode ser sobre a vida dos camponeses, outra sobre a vida dos nobres e a terceira sobre as rotas comerciais no Mediterrâneo. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes aspectos do tema e desenvolver habilidades como pesquisa, análise e síntese.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como as desigualdades sociais ainda existem nos dias de hoje e como a circulação de pessoas, produtos e culturas pode influenciar na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: