Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a Europa medieval influenciou a cultura e a sociedade atual, como a arquitetura, a literatura e a religião.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo criará um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. O jogo deve ser criativo e desafiador.Etapa 4 - Troca de jogos
Os grupos trocarão seus jogos com outros grupos para jogar e testar.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos discutirão as perguntas e afirmações do jogo e debaterão sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo e as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações.
- Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e o envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do jogo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o jogo e as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.