Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a Europa medieval influenciou a cultura e a sociedade atual, como a arquitetura, a literatura e a religião.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo criará um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. O jogo deve ser criativo e desafiador.

  4. Etapa 4 - Troca de jogos

    Os grupos trocarão seus jogos com outros grupos para jogar e testar.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão as perguntas e afirmações do jogo e debaterão sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo e as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações.
  • Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o jogo e as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.