Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como a influência da cultura árabe na Europa medieval, a importância das rotas comerciais no Mediterrâneo e a relação entre a Igreja e a sociedade feudal.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos, contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um subtema relacionado ao tema principal e terá que pesquisar e discutir sobre ele. Os subtemas podem ser: a influência da cultura árabe na Europa medieval, as rotas comerciais no Mediterrâneo, a relação entre a Igreja e a sociedade feudal, entre outros.Etapa 3 - Debate
Os grupos apresentarão suas pesquisas em um debate crítico, no qual cada grupo terá que apresentar seu subtema e responder às perguntas dos outros grupos. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo criará um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos outros grupos no debate.Etapa 5 - Avaliação
Os grupos apresentarão seus templates de avaliação por rúbrica. Explique como será feita a avaliação final da atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
- Estimular a pesquisa e o debate crítico em grupo
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate
- Qualidade das pesquisas apresentadas
- Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado
Ações do professor
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos
- Orientar os grupos na criação do template de avaliação por rúbrica
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e incentivar os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo sobre o subtema atribuído
- Participar ativamente do debate crítico
- Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado