Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como a influência da cultura árabe na Europa medieval, a importância das rotas comerciais no Mediterrâneo e a relação entre a Igreja e a sociedade feudal.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos, contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema relacionado ao tema principal e terá que pesquisar e discutir sobre ele. Os subtemas podem ser: a influência da cultura árabe na Europa medieval, as rotas comerciais no Mediterrâneo, a relação entre a Igreja e a sociedade feudal, entre outros.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos apresentarão suas pesquisas em um debate crítico, no qual cada grupo terá que apresentar seu subtema e responder às perguntas dos outros grupos. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo criará um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos outros grupos no debate.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os grupos apresentarão seus templates de avaliação por rúbrica. Explique como será feita a avaliação final da atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
  • Estimular a pesquisa e o debate crítico em grupo
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade das pesquisas apresentadas
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado

Ações do professor

  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por rúbrica
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e incentivar os alunos a compartilharem suas opiniões e aprendizados

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o subtema atribuído
  • Participar ativamente do debate crítico
  • Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado