Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia Rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação, devendo todos os grupos vivenciar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Vida dos camponesesNesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre a vida dos camponeses na Europa medieval. Eles podem criar um mapa mental ou um infográfico para apresentar as informações coletadas.
Estação 2 - Vida dos nobres
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre a vida dos nobres na Europa medieval. Eles podem criar um diário fictício de um nobre para apresentar as informações coletadas.
Estação 3 - Rotas comerciais no Mediterrâneo
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre as rotas comerciais no Mediterrâneo durante a Europa medieval. Eles podem criar um mapa ou um infográfico para apresentar as informações coletadas.
Etapa 3 - Conclusão
Os grupos irão se reunir novamente e cada um irá apresentar o resultado de sua pesquisa. Conduza uma discussão sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre as desigualdades sociais na Europa medieval.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Capacidade de síntese e apresentação das informações coletadas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Conduzir a discussão final sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre os temas propostos.
- Criar apresentações criativas e didáticas para compartilhar as informações coletadas.