Aula sobre Estilos De Vida E Desigualdades Na Europa Medieval
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Vamos explorar os estilos de vida e desigualdades na Europa medieval, com foco nas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como as desigualdades sociais ainda existem nos dias de hoje e como a circulação de pessoas, produtos e culturas pode influenciar na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize-o explicando a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados, como vídeos, textos e imagens. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Auxilie os alunos e tire dúvidas quando necessárioEtapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e discussões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese e reforce a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como essas dinâmicas podem influenciar na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
- Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação de suas conclusões
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo
- Qualidade das informações apresentadas no template de Dinâmica dos 3 Qs
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos
- Fazer uma síntese e reforçar a importância das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo na Europa medieval
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados pelo professor
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal
- Discutir as informações em grupo e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs
- Apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia
- Refletir sobre como as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas podem influenciar na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.