Aula sobre Estrutura Atomica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula de Estrutura Atômica é essencial para o entendimento da matéria em níveis mais avançados, como a Química. É importante que os alunos compreendam a evolução histórica do modelo atômico, bem como suas características e propriedades. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia para entenderem melhor a perspectiva dos diferentes cientistas que contribuíram para o desenvolvimento dos modelos atômicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explicar o objetivo da aula e apresentar o tema "Estrutura Atômica". Será feita uma breve revisão sobre a evolução histórica do modelo atômico, destacando os principais cientistas envolvidos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entenderem melhor a perspectiva dos diferentes cientistas que contribuíram para o desenvolvimento dos modelos atômicos. Cada grupo irá escolher um cientista e preencher o mapa de empatia com informações sobre o que ele pensa e sente, o que ele escuta, o que ele fala e faz, o que ele vê, suas dores e seus ganhos.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo irá compartilhar as informações coletadas sobre o cientista escolhido e discutir em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Modelos Atômicos

    Apresentar os principais modelos atômicos e suas características, destacando suas diferenças e semelhanças.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um modelo atômico utilizando materiais diversos, como massinha de modelar, palitos de dente, papel, etc.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu modelo atômico e explicar como ele representa a estrutura atômica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma síntese da aula e enfatizar a importância do entendimento da estrutura atômica para a Química e outras áreas científicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a evolução histórica do modelo atômico.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades em grupo.
  • Qualidade e clareza da apresentação do modelo atômico.
  • Compreensão do tema e sua evolução histórica.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e no desenvolvimento do modelo atômico.
  • Fazer uma síntese da aula e enfatizar a importância do entendimento da estrutura atômica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre o cientista escolhido.
  • Desenvolver um modelo atômico criativo e bem explicado.