Aula sobre Estrutura Atomica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula será iniciada com uma pequena introdução sobre a evolução histórica do estudo da estrutura atômica, desde a ideia dos filósofos gregos até os experimentos de Thomson, Rutherford e Bohr. Será mostrado como a descoberta da estrutura atômica foi um marco importante para a compreensão da matéria e para o desenvolvimento da ciência.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Estudo de Caso

    Apresentar aos alunos um estudo de caso sobre a descoberta da estrutura atômica. O estudo de caso pode ser apresentado em forma de texto ou de história em quadrinhos, e deve conter informações que levem os alunos a compreender a evolução histórica do estudo da estrutura atômica.

  2. Etapa 2 - Identificação dos subtópicos

    Os alunos, em grupos, deverão identificar os subtópicos abordados no estudo de caso, como as ideias dos filósofos gregos, os experimentos de Thomson, Rutherford e Bohr, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do Template de Infográfico

    Cada grupo deverá criar um template de infográfico, contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre cada subtópico identificado. O template deverá ser feito em papel sulfite ou cartolina, utilizando canetas coloridas e outros materiais disponíveis.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre os Subtópicos

    Os alunos deverão pesquisar sobre cada um dos subtópicos identificados em seus templates, utilizando livros didáticos e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Com as informações coletadas, os alunos deverão preencher as lacunas do infográfico, utilizando canetas coloridas e outros materiais analógicos disponíveis.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas em cada lacuna e como elas se relacionam com a evolução histórica do estudo da estrutura atômica.

  7. Etapa 7 - Discussão sobre a evolução histórica da estrutura atômica

    Ao final da apresentação dos infográficos, você deverá conduzir uma discussão em sala de aula sobre a evolução histórica do estudo da estrutura atômica, enfatizando como as ideias e experimentos de cada cientista contribuíram para a compreensão atual da estrutura atômica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar os subtópicos abordados no estudo de caso.
  • Qualidade do infográfico criado, com informações pertinentes e bem organizadas.
  • Participação na apresentação dos infográficos e na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso e orientar os alunos na identificação dos subtópicos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre a evolução histórica do estudo da estrutura atômica.

Ações do aluno

  • Identificar os subtópicos abordados no estudo de caso.
  • Criar o infográfico com informações pertinentes e bem organizadas.
  • Apresentar o infográfico para a turma e participar da discussão em sala de aula.