Aula sobre Estrutura Atomica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Contextualizar o assunto para os alunos, mostrando a importância da compreensão da estrutura atômica para a compreensão da matéria em geral, utilizando exemplos práticos, como a utilização de átomos na produção de energia em usinas nucleares, ou a utilização de átomos na produção de medicamentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explicar o objetivo da aula e apresenta o tema "Estrutura Atômica". Os alunos são divididos em grupos e recebem um kit com materiais para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos realizam uma pesquisa sobre a evolução histórica dos modelos atômicos, desde a teoria de Dalton até a teoria de Bohr. Eles devem registrar as informações em um caderno ou folhas de papel.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com as informações coletadas na pesquisa, os alunos criam um jogo de tabuleiro com 51 casas, utilizando os materiais do kit. Eles devem criar perguntas e ações que abordem os modelos atômicos estudados.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos trocam seus jogos e realizam uma partida para testar a eficácia do jogo criado. Você pode participar da partida para esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as dificuldades encontradas durante a criação do jogo e durante a partida. Você deve incentivar a participação de todos os alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentam seus jogos para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações criadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a interação e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
  • Cooperação e interação entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos durante a aula.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma organizada e registrando todas as informações.
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações que abordem os modelos atômicos estudados.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do jogo criado.