Aula sobre Estrutura Atomica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Explique aos alunos que a estrutura atômica é o estudo da composição e organização dos átomos, o qual são as unidades básicas da matéria. Discuta com eles a importância desse tema na compreensão de fenômenos físicos e químicos, e como a evolução histórica dos modelos atômicos influenciou a ciência atual. Exemplo prático: Mostre aos alunos um modelo de átomo em miniatura, como um modelo de bolinhas ou de massinha, para que eles possam visualizar a organização dos elétrons, prótons e nêutrons.

  1. Etapa 1 -

    Divida a turma em 4 grupos, com 3 a 5 alunos em cada grupo. Explique que cada grupo terá uma função específica: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 -

    Distribua materiais para que os alunos possam pesquisar e preparar seus argumentos. Sugestões: livros didáticos, revistas, jornais, enciclopédias, dicionários, etc.

  3. Etapa 3 -

    Cada grupo deve preparar seus argumentos para o debate, seguindo as orientações do professor. O grupo defensor deve apresentar os argumentos a favor do modelo atômico atual, enquanto o grupo opositor deve apresentar os argumentos contra. A banca julgadora deve avaliar a qualidade dos argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 -

    Realize um debate em sala de aula e seja o mediador. Cada grupo deve ter um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora e dos outros grupos.

  5. Etapa 5 -

    Ao final do debate, a banca julgadora deve escolher o grupo vencedor, com base nos critérios de avaliação estabelecidos pelo professor.

  6. Etapa 6 -

    O grupo vencedor deve apresentar um modelo de átomo, utilizando materiais como papel, cartolina, lápis de cor, etc., para demonstrar sua compreensão do tema.

  7. Etapa 7 -

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado e a importância do debate crítico na construção do conhecimento científico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e leitura crítica de fontes diversas.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e a capacidade de avaliar diferentes pontos de vista
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de escutar diferentes opiniões.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos
  • Coerência e coesão
  • Respeito às regras e ao tempo
  • Participação de todos os membros do grupo.

Ações do professor

  • Mediar o debate
  • Orientar a pesquisa
  • Estabelecer critérios de avaliação
  • Dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos
  • Participar do debate
  • Produzir um modelo de átomo
  • Avaliar os argumentos dos outros grupos