Aula sobre Estrutura Atomica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Explique aos alunos que a estrutura atômica é o estudo da composição e organização dos átomos, o qual são as unidades básicas da matéria. Discuta com eles a importância desse tema na compreensão de fenômenos físicos e químicos, e como a evolução histórica dos modelos atômicos influenciou a ciência atual. Exemplo prático: Mostre aos alunos um modelo de átomo em miniatura, como um modelo de bolinhas ou de massinha, para que eles possam visualizar a organização dos elétrons, prótons e nêutrons.
Etapa 1 -
Divida a turma em 4 grupos, com 3 a 5 alunos em cada grupo. Explique que cada grupo terá uma função específica: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 -
Distribua materiais para que os alunos possam pesquisar e preparar seus argumentos. Sugestões: livros didáticos, revistas, jornais, enciclopédias, dicionários, etc.Etapa 3 -
Cada grupo deve preparar seus argumentos para o debate, seguindo as orientações do professor. O grupo defensor deve apresentar os argumentos a favor do modelo atômico atual, enquanto o grupo opositor deve apresentar os argumentos contra. A banca julgadora deve avaliar a qualidade dos argumentos apresentados.Etapa 4 -
Realize um debate em sala de aula e seja o mediador. Cada grupo deve ter um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora e dos outros grupos.Etapa 5 -
Ao final do debate, a banca julgadora deve escolher o grupo vencedor, com base nos critérios de avaliação estabelecidos pelo professor.Etapa 6 -
O grupo vencedor deve apresentar um modelo de átomo, utilizando materiais como papel, cartolina, lápis de cor, etc., para demonstrar sua compreensão do tema.Etapa 7 -
Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado e a importância do debate crítico na construção do conhecimento científico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de argumentação, trabalho em equipe e pensamento crítico.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e leitura crítica de fontes diversas.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e a capacidade de avaliar diferentes pontos de vista
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e a capacidade de escutar diferentes opiniões.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos
- Coerência e coesão
- Respeito às regras e ao tempo
- Participação de todos os membros do grupo.
Ações do professor
- Mediar o debate
- Orientar a pesquisa
- Estabelecer critérios de avaliação
- Dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos
- Participar do debate
- Produzir um modelo de átomo
- Avaliar os argumentos dos outros grupos