Aula sobre Estrutura Atomica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Explique aos alunos que a matéria é composta por átomos e que a estrutura atômica é o estudo da composição e organização desses átomos. Mostre exemplos de como a estrutura atômica é aplicada em tecnologias modernas, como a medicina nuclear e a energia nuclear.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e atribua a cada grupo uma sub-ideia relacionada ao tema. Cada grupo deve pesquisar sobre a sub-ideia e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Alguns itens que podem ser utilizados como sugestão de sub-ideia: Modelo de Dalton, Modelo de Thomson, Modelo de Rutherford, Modelo de Bohr, Partículas subatômicas, por exemplo.

  2. Etapa 2 - Aula Invertida

    Os alunos devem estudar o conteúdo em casa e preparar uma apresentação em grupo para compartilhar suas descobertas com a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Grupos

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar as sub-ideias que pesquisaram. Eles também devem responder a perguntas dos colegas e do professor.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Após todas as apresentações, a turma deve discutir em grupo sobre as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central. Você deve incentivar a participação de todos os alunos na discussão e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade em Grupo

    Os grupos devem trabalhar juntos para criar um mapa conceitual final que inclua todas as sub-ideias apresentadas. Eles devem apresentar seus mapas conceituais finais para a turma e explicar como as sub-ideias se relacionam com a ideia central.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Você deve avaliar os alunos com base nos critérios de avaliação a seguir:

    Participação ativa na discussão em grupo

    Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo

    Clareza e precisão da apresentação final


Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica
  • Compreender a composição e organização dos átomos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo
  • Clareza e precisão da apresentação final

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo e fornecer exemplos práticos
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e a criação do mapa conceitual
  • Incentivar a participação de todos os alunos na discussão em grupo

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a sub-ideia atribuída ao grupo
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias
  • Apresentar o mapa conceitual e explicar as sub-ideias pesquisadas para a turma.