Estudo de gráficos: barra, linha e colunas

Nessa aula de Matemática vamos aprender sobre estudo de gráficos: barra, linha, colunas ou setores. Saber ler e interpretar gráficos é muito importante na sua vida, então vem aprender!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Uma pesquisa sobre esporte preferido foi feita com 58 estudantes do 8º ano de uma escola. Observe o gráfico construído com as respostas, leia as afirmativas e selecione a alternativa certa:

    I. Futebol e natação, juntos, representam mais da metade das opiniões;

    II. As 17 pessoas que escolheram vôlei representam 24% do total.

    A) I e II estão certas.

    B) Apenas I está certa.

    C) Apenas II está certa.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Estudo de Caso:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em uma situação real, identificando um problema, levantando dados, analisando o contexto, comparando informações e propondo soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminar a informação obtida.
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  4. 4. Rotação por estações:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Eles irão entender como cada um deles é utilizado e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.
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  5. 5. Gamificação:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. A metodologia utilizada será a Gamificação.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, ciência e tecnologia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em diferentes etapas da atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como na economia, na política e na ciência. Nesta aula, vamos trabalhar com três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Esses gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos de mercado, por exemplo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa

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