Estudo de gráficos: barra, linha e colunas
Nessa aula de Matemática vamos aprender sobre estudo de gráficos: barra, linha, colunas ou setores. Saber ler e interpretar gráficos é muito importante na sua vida, então vem aprender!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Uma pesquisa sobre esporte preferido foi feita com 58 estudantes do 8º ano de uma escola. Observe o gráfico construído com as respostas, leia as afirmativas e selecione a alternativa certa:
I. Futebol e natação, juntos, representam mais da metade das opiniões;
II. As 17 pessoas que escolheram vôlei representam 24% do total.
Atividade completaA)
I e II estão certas.B) Apenas I está certa.
C) Apenas II está certa.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em uma situação real, identificando um problema, levantando dados, analisando o contexto, comparando informações e propondo soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminar a informação obtida.Atividade completa4. Rotação por estações:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Eles irão entender como cada um deles é utilizado e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.Atividade completa5. Gamificação:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. A metodologia utilizada será a Gamificação.Atividade completa6. Ensino Híbrido:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, ciência e tecnologia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em diferentes etapas da atividade.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como na economia, na política e na ciência. Nesta aula, vamos trabalhar com três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Esses gráficos são muito utilizados em pesquisas e estudos de mercado, por exemplo. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.Atividade completaSeção 2: Plano de aula completo
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