Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, ciência e tecnologia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em diferentes etapas da atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do estudo de gráficos. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha de papel para criar um template de avaliação por pares.Etapa 2 - Exemplos de gráficos
Apresente exemplos de diferentes tipos de gráficos, como barra, linha e colunas, e explique as características de cada um. Os alunos deverão anotar as informações em seus cadernos e discutir em dupla qual gráfico seria mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.Etapa 3 - Análise de dados
Apresente um conjunto de dados de uma pesquisa e os alunos deverão trabalhar com suas duplas para escolher o tipo de gráfico mais adequado para representá-lo. Em seguida, cada dupla irá criar o gráfico escolhido e apresentá-lo para a turma.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Após a conclusão do trabalho, os alunos irão criar um template, por dupla, de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu gráfico para a sala trazendo o que foi pensando e porque aquele modelo de gráfico foi escolhido.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos irão avaliar o desempenho de seus colegas na criação do gráfico e na apresentação, utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância do estudo de gráficos na compreensão de dados e informações.
Critérios de avaliação
- Organização da dupla.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de diferentes tipos de gráficos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Apresentar um conjunto de dados de uma pesquisa para os alunos trabalharem em dupla.
- Estimular a reflexão sobre a importância do estudo de gráficos na compreensão de dados e informações.
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e os resultados obtidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
- Discutir qual gráfico seria mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Criar o gráfico escolhido e apresentá-lo para a turma.
- Avaliar o desempenho de seus colegas na criação do gráfico e na apresentação.
- Compartilhar suas impressões sobre a metodologia utilizada.