Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça para os alunos registrarem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são utilizados para representar dados e informações. Em seguida, apresente os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e suas características.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Os alunos irão acompanhar a apresentação e registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão receber uma pesquisa com dados para representar em um gráfico. Cada grupo irá escolher o tipo de gráfico mais adequado e irá criar o gráfico em uma folha de papel. Em seguida, irão apresentar o gráfico para a turma e justificar a escolha do tipo de gráfico.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em situações futuras.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, trazendo entendimentos e dúvidas dos alunos para esclarecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Sugira uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias e identifique o tipo de gráfico utilizado e sua adequação para representar os dados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância dos gráficos na representação de dados e informações.

Critérios de avaliação

  • Escolha adequada do tipo de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Justificativa clara e objetiva da escolha do tipo de gráfico.
  • Criatividade e qualidade na criação do gráfico.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na criação dos gráficos.
  • Orientar os alunos na escolha do tipo de gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente da atividade em grupo, escolhendo o tipo de gráfico mais adequado e criando o gráfico.
  • Registrar o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em situações futuras em seus templates de registro de aprendizagem.