Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e peça para os alunos registrarem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias, mostrando como eles são utilizados para representar dados e informações. Em seguida, apresente os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e suas características.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como escolher o tipo de gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Os alunos irão acompanhar a apresentação e registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão receber uma pesquisa com dados para representar em um gráfico. Cada grupo irá escolher o tipo de gráfico mais adequado e irá criar o gráfico em uma folha de papel. Em seguida, irão apresentar o gráfico para a turma e justificar a escolha do tipo de gráfico.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em situações futuras.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, trazendo entendimentos e dúvidas dos alunos para esclarecimento.Etapa 7 - Tarefa de casa
Sugira uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias e identifique o tipo de gráfico utilizado e sua adequação para representar os dados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de gráficos.
- Promover a reflexão dos alunos sobre a importância dos gráficos na representação de dados e informações.
Critérios de avaliação
- Escolha adequada do tipo de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Justificativa clara e objetiva da escolha do tipo de gráfico.
- Criatividade e qualidade na criação do gráfico.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos na criação dos gráficos.
- Orientar os alunos na escolha do tipo de gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus templates de registro de aprendizagem.
- Participar ativamente da atividade em grupo, escolhendo o tipo de gráfico mais adequado e criando o gráfico.
- Registrar o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em situações futuras em seus templates de registro de aprendizagem.