Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em uma situação real, identificando um problema, levantando dados, analisando o contexto, comparando informações e propondo soluções. A atividade final será a criação de um infográfico para disseminar a informação obtida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os tipos de gráficos mais comuns e suas características, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos serão incentivados a participar da discussão, levantando dúvidas e fazendo perguntas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para trabalhar. Sugira temas relacionados à comunidade escolar, como a quantidade de lixo produzido na escola ou o consumo de água.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido, utilizando entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros recursos. Oriente os alunos na escolha do problema e na definição da temática da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos irão coletar dados sobre o problema identificado, utilizando entrevistas, pesquisas e outros recursos. Oriente os alunos na escolha das fontes de informação e na análise dos dados obtidos.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e as possíveis soluções. Oriente os alunos na análise do contexto e na identificação das possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando entender as diferenças e as semelhanças. Oriente os alunos na comparação dos dados e na interpretação das informações.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os alunos irão propor soluções para o problema identificado, utilizando as informações obtidas nas etapas anteriores. Oriente os alunos na elaboração das soluções e na criação do infográfico. Disponibilize modelos para que a construção seja mais fácil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema e da temática da pesquisa.
  • Coleta e análise de dados relevantes e precisos.
  • Comparação adequada dos dados obtidos com dados oficiais.
  • Proposição de soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Criação de um infográfico claro e informativo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição da temática da pesquisa.
  • Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados relevantes e precisos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Orientar os alunos na elaboração das soluções e na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar claramente o problema e a temática da pesquisa.
  • Coletar e analisar dados relevantes e precisos.
  • Comparar adequadamente os dados obtidos com dados oficiais.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Criar um infográfico claro e informativo.