Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os tipos de gráficos mais comuns, como barra, linha e colunas, e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. A metodologia utilizada será a Gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do estudo de gráficos. Em seguida, mostre exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites, para que os alunos possam identificar os diferentes tipos de gráficos.

  2. Etapa 2 - Tipos de gráficos

    Explique os três tipos de gráficos mais comuns: barra, linha e colunas. Em seguida, mostre exemplos de cada um e explique quando é mais adequado utilizar cada um deles.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo, com os campos “nome do jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos sobre gráficos e criem um jogo que utilize esses tipos de gráficos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar a criação do mapa de registro de seus jogos para a turma, explicando como utilizaram os tipos de gráficos aprendidos na aula. Avalie a adequação dos gráficos utilizados e dê feedbacks para os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância do estudo de gráficos e como eles podem ser úteis em diversas áreas. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do estudo de gráficos.

  7. Etapa 7 - Construção e Jogos

    Determine um tempo para que os alunos, a partir do mapa de registro, construam seus jogos e que eles tragam produzidos para aula. Assim podem jogar e aprender sobre estudo de gráficos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo utilizando os tipos de gráficos aprendidos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Adequação dos tipos de gráficos utilizados no jogo criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na aula e na criação do jogo.
  • Compreensão dos conceitos de gráficos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância do estudo de gráficos.
  • Explicar os tipos de gráficos mais comuns e mostrar exemplos de cada um.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar a adequação dos gráficos utilizados pelos alunos no jogo criado.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do estudo de gráficos.

Ações do aluno

  • Identificar os diferentes tipos de gráficos em exemplos apresentados pelo professor.
  • Criar um mapa de registro de um jogo utilizando os tipos de gráficos aprendidos.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e explicar como utilizaram os tipos de gráficos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre a importância do estudo de gráficos.
  • Entregar o jogo criado a partir do mapa de registro.