Aula sobre Estudo De Graficos Barra Linha Colunas Ou Setores
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O estudo de gráficos é uma habilidade importante para a compreensão de dados e informações em diversas áreas, como economia, saúde, meio ambiente, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre três tipos de gráficos: barra, linha e colunas. Eles irão entender como cada um deles é utilizado e como escolher o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do estudo de gráficos. Em seguida, mostre exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites de notícias para que os alunos possam identificar os diferentes tipos de gráficos.Etapa 2 - Estação 1 - Gráfico de barras
Os alunos irão para a primeira estação, onde irão aprender sobre o gráfico de barras. Apresente exemplos de gráficos de barras e explique como eles são utilizados. Em seguida, os alunos irão criar um gráfico de barras com dados fornecidos pelo professor.Etapa 3 - Estação 2 - Gráfico de linha
Os alunos irão para a segunda estação, onde irão aprender sobre o gráfico de linha. Apresente exemplos de gráficos de linha e explique como eles são utilizados. Em seguida, os alunos irão criar um gráfico de linha com dados fornecidos pelo professor.Etapa 4 - Estação 3 - Gráfico de colunas
Os alunos irão para a terceira estação, onde irão aprender sobre o gráfico de colunas. Apresente exemplos de gráficos de colunas e explique como eles são utilizados. Em seguida, os alunos irão criar um gráfico de colunas com dados fornecidos pelo professor.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir sobre os gráficos criados em cada estação. Eles irão comparar os diferentes tipos de gráficos e discutir qual é o mais adequado para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância do estudo de gráficos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de gráficos.
- Habilidade dos alunos em criar gráficos de barras, linha e colunas.
- Capacidade dos alunos em avaliar a adequação de cada tipo de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do estudo de gráficos.
- Orientar os alunos em cada estação.
- Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Identificar os diferentes tipos de gráficos.
- Criar gráficos de barras, linha e colunas.
- Avaliar a adequação de cada tipo de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.